Vídeo do 7 de setembro de 2022 volta a circular em 2024 após ato bolsonarista no Rio
- Publicado em 24 de abril de 2024 às 20:40
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Milhares de pessoas clamando por liberdade”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Facebook, no Instagram, no Kwai e no TikTok.
Na sequência, é possível ver milhares de pessoas de amarelo reunidas em uma praia cantando o Hino Nacional.
O vídeo foi compartilhado após a realização de uma manifestação de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro que ocorreu na Praia de Copacabana, no último 21 de abril. O ato, segundo monitoramento realizado pela Universidade de São Paulo (USP), reuniu cerca de 32 mil pessoas.
Contudo, a gravação não foi feita este ano e circula na internet desde 2022.
Ato no Dia da Independência de 2022
Em uma das publicações que circulam, compartilhada no X com a afirmação de que mostrava a manifestação de 21 de abril de 2024, é possível ver a marca d’água do Kwai com o nome do usuário “Junior S Dimas”. Por meio de uma busca pelos conteúdos publicados nessa conta, o Checamos localizou a mesma sequência em uma postagem de 8 de setembro de 2022.
Por meio de uma busca reversa com os frames do vídeo viral, a sequência foi localizada também em outra publicação no Kwai, feita em 30 de setembro de 2022.
Naquele mês, Bolsonaro realizou um ato com apoiadores em Copacabana durante o feriado do bicentenário da Independência do Brasil.
O Checamos também localizou um vídeo, publicado em fevereiro de 2023, que mostra o momento em que os apoiadores do ex-presidente cantam o Hino do Brasil nessa manifestação. A sequência é parte de uma matéria do jornal O Globo sobre o ato de 2022. Na gravação, também é possível identificar elementos semelhantes aos do vídeo viral, como as palavras “Liberdade”, “Deus”, “Pátria” e “Família” no caminhão em que Bolsonaro está.
Já o trio elétrico onde Bolsonaro discursou este ano tinha apenas os dizeres “MANIFESTAÇÃO PACÍFICA”, como é possível ver em registros feitos pelo UOL e pela CNN Brasil.
Além disso, nas imagens virais, os manifestantes chegam a lotar a areia da praia, o que não aconteceu este ano.
Em imagens dos atos feitas pela AFP, em setembro de 2022, e pelo Getty Images, em abril de 2024, é possível observar também a diferença no volume de participantes.
O AFP Checamos também verificou outro conteúdo relacionado ao ato de 21 de abril de 2024.