Vídeo de manifestação bolsonarista de 2022 em Copacabana é falsamente associado a ato de 2024
- Publicado em 24 de abril de 2024 às 17:44
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“MANIFESTAÇÃO PACIFICA DO POVO BRASILEIRO EM APOIO AO PRESIDENTE BOLSONARO NA PRAIA DE COPACABANA NO RIO DE JANEIRO NO DIA DIA 21/04/2024!!!”, diz a legenda de um vídeo no Facebook.
Na sequência, que também circula no Kwai e no X, é possível ver manifestantes vestidos de verde e amarelo reunidos em uma praia cantando o Hino Nacional.
O vídeo é compartilhado como se fosse um registro da manifestação de apoio ao ex-presidente que ocorreu na Praia de Copacabana, no último 21 de abril. O ato, segundo monitoramento realizado pela Universidade de São Paulo (USP), reuniu cerca de 32 mil pessoas.
Registro de 2022
Na gravação compartilhada no X, é possível ver a marca d’água do Kwai com o nome do usuário “Junior S Dimas”. Por meio de uma busca pelos vídeos publicados nessa conta, o Checamos localizou a mesma sequência em uma postagem de 8 de setembro de 2022.
Por meio de uma busca reversa com os frames do vídeo viral, a sequência foi localizada também em outra publicação no Kwai feita em 30 de setembro de 2022.
Naquele mês, Bolsonaro realizou um ato com apoiadores em Copacabana durante o feriado do bicentenário da Independência do Brasil.
O Checamos também localizou um vídeo, publicado em fevereiro de 2023, que mostra o momento em que os apoiadores do ex-presidente cantam o Hino do Brasil nessa manifestação. A sequência é parte de uma matéria do jornal O Globo sobre o ato de 2022. Na gravação, também é possível identificar elementos semelhantes aos do vídeo viral, como as palavras “Liberdade”, “Deus”, “Pátria” e “Família” no caminhão em que Bolsonaro está.
Já o trio elétrico em que Bolsonaro discursou este ano tinha apenas os dizeres “MANIFESTAÇÃO PACÍFICA”, como é possível ver em registros feitos pelo UOL e pela CNN Brasil.
Além disso, nas imagens virais, os manifestantes chegam a lotar a areia da praia, o que não aconteceu este ano.
Em imagens dos atos feitas pela AFP, em setembro de 2022, e pelo Getty Images, em abril de 2024, é possível observar também a diferença no volume de participantes.
O AFP Checamos também verificou outro conteúdo relacionado ao ato de 21 de abril de 2024.