Vídeo de 2021 é associado a ato de apoiadores de Bolsonaro em Copacabana em abril de 2024
- Publicado em 23 de abril de 2024 às 19:20
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Copacabana-Rio de Janeiro 21/04/2024”, diz uma das publicações compartilhadas no X. A gravação também circula no TikTok, no Facebook e no YouTube.
A sequência mostra a praia de Copacabana vista de cima, tomada por manifestantes. Ao fundo, ouvem-se buzinas e pessoas falando em carros de som, sem ser possível detectar o conteúdo desses discursos.
Em 21 de abril de 2024, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou de um ato com seus apoiadores na região da capital carioca. A manifestação havia sido convocada pelo ex-mandatário no dia 6 do mesmo mês. Segundo um monitoramento da Universidade de São Paulo (USP), o ato contou com a presença de 32.750 pessoas.
Mas as imagens viralizadas não retratam esse ato.
Uma busca reversa por imagens do vídeo no Google usando a ferramenta InVid We Verify* levou à mesma gravação, publicada em 7 de setembro de 2021 pelo deputado federal Mario Frias (PL-SP). Naquele ano, apoiadores do então presidente Bolsonaro também foram às ruas em Copacabana.
Algumas das publicações virais compartilhadas em 2024 usam uma versão do vídeo que conta com a identidade visual do veículo Metrópoles e o símbolo da rede social TikTok. Nesta versão, a mensagem “Apoiadores de Bolsonaro fazem ato em Copacabana” aparece sobre as imagens.
Uma pesquisa na rede social usando os termos “metrópoles Bolsonaro copacabana” mostrou que o vídeo de fato foi publicado pelo veículo, mas em 7 de setembro de 2021, não em 2024.
@metropolesoficial Imagens mostraram os manifestantes ocupando a avenida principal e parte da faixa de areia. #Bolsonaro#Manifestantes#manifestação#TikTokNotícias#RiodeJaneiro♬ som original - Metrópoles Oficial
Procurado pelo AFP Checamos, o Metrópoles afirmou que “é falso que esse vídeo seja do dia 21/4” e que “repudia qualquer tipo de fake news utilizando seu nome”.
O mesmo vídeo já circulou anteriormente em 2022, e foi verificado pelo AFP Checamos à época.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.