Secretaria Penitenciária da Bahia não é comandada por Geddel Lima, ex-ministro de Lula e Temer
- Publicado em 15 de abril de 2024 às 21:06
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O PT é um acinte aos brasileiros decentes. Ladrão preso com 53 milhões de reais em dinheiro vivo é libertado pela ‘justiça’ e nomeado para a Secretária Penitenciária pelo governador do Estado da Bahia, do PT! Isto é incrível!!!”, afirmam publicações no Facebook e no Kwai.
A mesma alegação circulou nas redes sociais em 2022.
O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.
A publicação viral compartilha uma captura de tela do que parece ser um texto recebido por meio de um aplicativo de mensagem. Nela, é possível identificar que a reportagem foi compartilhada com um link sobre a suposta nomeação de Lima para a pasta.
O ex-deputado federal foi eleito para cinco mandatos e ocupou o cargo de ministro da Integração Nacional na segunda gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2007 e 2010. Em 2016, ele foi ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer (MDB), posição da qual renunciou em meio a denúncias de ter pressionado o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para defesa de seus interesses particulares.
O conteúdo viral faz referência ao caso das malas de dinheiro encontradas com mais de R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador ligado ao ex-ministro. Em 2017, Lima foi preso pelo episódio e, posteriormente, condenado por lavagem de dinheiro e associação criminosa com pena de 14 anos e 10 meses de prisão.
O ex-deputado cumpriu pena em Salvador. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a condenação por associação criminosa e, em 2022, concedeu liberdade condicional a Lima.
Contudo, ele não é o atual secretário da administração penitenciária da Bahia.
Na captura de tela vista nas publicações virais é possível identificar que o link contém o nome “Jornal da Mídia”. Uma consulta no site com o título que se vê na imagem viral permitiu chegar a um texto publicado em 2 de abril de 2022.
Apesar de o título informar que Lima “assume” a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, a matéria fala da nomeação de outra pessoa para chefiar a pasta: José Antônio Maia Gonçalves. Além disso, aponta que o “governo” deu o cargo “ao MDB”, partido de Lima.
Uma consulta no site da pasta confirmou que o atual secretário é Gonçalves. O nome de Lima não aparece entre os membros da equipe da secretaria e tampouco na nomeação publicada no Diário Oficial do Estado, em 2 de abril de 2022.
A nomeação de Gonçalves também foi reportada pela imprensa regional e ocorreu meses depois da exoneração do antigo secretário, Nestor Duarte, após rebelião em um presídio.
Outra alegação envolvendo o ex-ministro já foi verificada anteriormente pelo AFP Checamos.
Esse conteúdo também foi checado por Agência Lupa, Estadão Verifica e Fato ou Fake.