Vídeo de 2017 em que superintendente da PRF de SC explica renúncia circula como se fosse atual

  • Publicado em 5 de abril de 2024 às 21:21
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 2017, o então superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, Fabrício Colombo, pediu exoneração do cargo por não concordar com mudanças feitas na instituição, segundo afirmou. Em abril de 2024, um vídeo no qual o policial fala sobre os motivos para sua saída da PRF foi compartilhado centenas de vezes, com usuários sugerindo que a gravação seria atual. À época, a saída de Colombo foi noticiada por veículos de mídia. Não foram encontrados registros de trocas no comando da corporação em Santa Catarina em 2024.

“Superintendente da PRF de SC que pediu a renúncia do cargo depois da frautória.... nas urnas”, diz uma das publicações compartilhadas no X. O vídeo circula também no Facebook, no Instagram e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 4 de abril de 2024 de uma publicação no X (.)

A gravação mostra um homem de terno que é questionado sobre os motivos pelos quais saiu do posto de superintendente da PRF em Santa Catarina. Em resposta, o entrevistado diz que a corporação sofre um “aparelhamento político institucional”, alegando, inclusive, que parentes de políticos estariam sendo designados para algumas superintendências.

Uma pesquisa no Facebook pelos termos “superintendente da PRF de SC” localizou a mesma sequência publicada em 5 de maio de 2017 pelo perfil Repórter Sérgio Guimarães.

Uma busca no Google pelos termos “superintendente da PRF de SC exoneração”, filtrando por resultados de maio de 2017, localizou duas notícias da época sobre o caso (1, 2).  

Como informado nos textos, após sua exoneração, Colombo foi substituído por Admar Luciano Filho. A troca foi publicada no Diário Oficial da União em 5 de maio de 2017.

Em fevereiro de 2024, Colombo foi novamente exonerado, desta vez do comando da Universidade Corporativa da PRF (UniPRF). Veículos de comunicação (1, 2) reportaram que sua gestão na universidade havia sido alvo de denúncias de perseguição e assédio moral.

Até a data de publicação desta verificação, o cargo de superintendente da PRF em Santa Catarina é ocupado por Manoel Fernandes Bitencourt, que foi nomeado para o cargo em março de 2023 e tomou posse em junho do mesmo ano. Não foram localizadas notícias publicadas em 2024 sobre uma troca no comando da corporação no estado.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco