Vídeo não mostra fazendeiro que matou invasores no Piauí, mas guerra entre facções no RJ em 2019
- Publicado em 21 de março de 2024 às 20:42
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Senhor de 63 anos, dono de fazenda no interior do Piauí, mata 09 marginais que tentaram lhe assaltar de novo. Sua fazenda tinha sido assaltada 4 vezes em menos de 2 anos pela mesma quadrilha”, diz uma das publicações viralizadas no X. O conteúdo circula também no Instagram, no Facebook e no Kwai.
Recomenda-se cautela ao assistir as imagens, que contêm conteúdo violento.
O vídeo mostra os corpos de quatro homens mortos em um terreno. Conforme a filmagem avança, mais corpos são revelados em uma espécie de vala. Ao fundo, um homem narra as cenas e diz: “Os cara novo… Os cara tudo novo, parece até que tá dormindo… Aí, o crime não compensa”.
Nos comentários da publicação no X, porém, um dos usuários afirmou que a história não seria verídica: “Fake, isso foi uma operação do BOPE [Batalhão de Operações Policiais Especiais]”.
Dentre as respostas a esse usuário, outro perfil incluiu um link para uma publicação de 15 de dezembro de 2019 no X, que contém outro vídeo da mesma cena. “Nesta madrugada, o #BOPE realizou uma operação na comunidade do Frade, em #Angra, 7 mortos e apreendeu três #Fuzis, três pistolas, duas granadas e um rádio comunicador. Todos seriam do TCP recém tomaram o morro”, diz a legenda da publicação.
O AFP Checamos, então, realizou uma busca no Facebook, usando as palavras-chave “Frade” e “corpos”, filtrando por resultados publicados em 2019.
A busca trouxe duas publicações que afirmavam que a cena teria ocorrido no final da rua Beira Rio (1, 2). Uma delas, inclusive, é acompanhada de uma sequência que mostra as mesmas cenas.
A partir dessa informação, a AFP pôde identificar no Google Maps o local exato onde foi feita a filmagem. De fato, no final da rua Beira Rio é possível ver o mesmo piso de madeira ripada. Ao fundo, há uma estrutura de madeira branca com uma vala:
Uma busca ligeiramente diferente no Facebook, dessa vez usando as palavras “Frade corpos encontrados”, também filtrando por publicações de 2019, localizou um texto publicado pelo veículo Tribuna Fluminense, que detalhou:
“Corpos de homens foram encontrados após o confronto que ocorreu neste sábado (14) no Frade, em Angra dos Reis. Segundo informações de moradores, sete cadáveres estavam na rua Boa Esperança, próximo ao colégio José Reseck – numa área de mata. (...) Todos estavam com marca de tiros, ainda de acordo com os moradores. A Polícia Militar confirmou que o Bope fez uma operação na comunidade.”
A localização também corresponde à encontrada pela AFP, já que o colégio citado fica muito próximo ao final da rua Beira Rio.
Uma nova busca, dessa vez no Google, pelos termos “Frade Angra corpos”, filtrando por resultados publicados entre os dias 14 e 17 de dezembro de 2019, também localizou um texto publicado no veículo JD1 Notícias que trazia as mesmas imagens do vídeo viral e informações semelhantes às publicadas pelo Tribuna Fluminense:
“Duas facções entraram em confronto na madrugada de domingo (15), em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro e pelo menos sete homens foram encontrados mortos pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que também entrou na briga para estabilizar a disputa.”
O JD1 Notícias também publicou, à época, um vídeo muito semelhante em seu perfil no X (então Twitter).
À época, diversos veículos de mídia reportaram que a região do Frade registrou um tiroteio entre facções rivais no sábado, dia 14 de dezembro de 2019.
Já no dia 15, sete corpos foram encontrados na caçamba de um caminhão, em frente ao Batalhão de Bombeiros. O Bope, batalhão da Polícia Militar, também realizou uma operação na região no dia 15, na qual foram apreendidos três fuzis e outras armas (1, 2, 3).
O AFP Checamos entrou em contato com a Polícia Militar do Rio de Janeiro para mais detalhes, mas não obteve resposta até a publicação desta verificação.
Esse conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa.
Referências
- Publicação de 15 de dezembro de 2019 no X com vídeo semelhante
- Publicações de dezembro de 2019 que informaram que os corpos foram encontrados no final da rua Beira Rio (1, 2)
- Local onde foi gravado o vídeo viral
- Texto do Tribuna Fluminense
- Texto do JD1 Notícias
- Publicação do JD1 notícias no X em 2019
- Reportagens sobre os confrontos e a operação militar no Frade em 14 de 15 de dezembro de 2019 (1, 2, 3, 4)