Lula não se referia ao líder do PCC quando falou sobre “aturar o Marcola"
- Publicado em 13 de março de 2024 às 19:57
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Você acha que é fácil aguentar O MARCOLA? Lula fala não veja o que VOCÊ Não precisa vê! O sistema que ama AS FACÇÕES”, indica a legenda de uma publicação no Instagram, no Telegram, no TikTok, no Kwai, no Facebook e no X.
Na sequência, o presidente Lula aparece em uma entrevista dizendo: “Eu me controlo muito porque quando você chega no governo, você já tem problema. Você pensa que é fácil aturar o Pimenta, na Secom? Você pensa que é fácil aturar o Stuckert? Você pensa que é fácil aturar o Marcola?”, em referência a integrantes da equipe de seu governo.
Contudo, ao contrário do que alegam as publicações, Lula não se referia a Marcos Willians Herbas Camacho, criminoso conhecido como Marcola e apontado como líder da facção PCC.
Assessor de Lula
Como mostrado anteriormente pelo AFP Checamos, o chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Santana, também é conhecido como Marcola. O apelido homônimo já havia gerado associação entre o assessor e o líder do PCC em publicações que circularam em dezembro de 2023.
O vídeo viral da fala de Lula foi retirado do programa Conversa com o Presidente, transmitido em 19 de dezembro de 2023 no canal oficial do mandatário no YouTube. Na ocasião, o presidente deu entrevista ao lado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, e comentou sobre o tempo que leva para tomar decisões.
Lula, então, brinca citando o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, seu fotógrafo oficial, Ricardo Stuckert, e Marco Santana.
Marco Aurélio também já foi apresentado como Marcola em publicações da imprensa anteriores à entrevista com Lula (1, 2, 3).
Procurada pelo Checamos, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República afirmou que é “falsa” a alegação de que Lula citou o chefe do PCC:
“No Programa Conversa com o Presidente, realizado no dia 19 de dezembro passado, o presidente citou o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Santana Ribeiro. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República repudia a publicação de boatos políticos falsos”.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.
Referências
- Site do governo federal com cargo de Marco Aurélio Santana
- Programa Conversa com o Presidente de 19 de dezembro de 2023
- Reportagens que citam o apelido de Marco Aurélio Santana (1, 2, 3)