Lula não se referia ao líder do PCC quando falou sobre “aturar o Marcola"

  • Publicado em 13 de março de 2024 às 19:57
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista que não é “fácil aturar o Marcola”, em referência a um membro de sua equipe. Desde então, publicações com mais de 3.000 visualizações nas redes sociais alegam que o mandatário estaria se referindo a Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola e apontado como líder da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Mas, na verdade, Lula citava o chefe de seu gabinete, Marco Aurélio Santana, que tem o mesmo apelido do chefe do PCC.

Você acha que é fácil aguentar O MARCOLA? Lula fala não veja o que VOCÊ Não precisa vê! O sistema que ama AS FACÇÕES”, indica a legenda de uma publicação no Instagram, no Telegram, no TikTok, no Kwai, no Facebook e no X.

Na sequência, o presidente Lula aparece em uma entrevista dizendo: “Eu me controlo muito porque quando você chega no governo, você já tem problema. Você pensa que é fácil aturar o Pimenta, na Secom? Você pensa que é fácil aturar o Stuckert? Você pensa que é fácil aturar o Marcola?”, em referência a integrantes da equipe de seu governo.

Image
Captura de tela feita em 11 de março de 2024 de uma publicação no TikTok (.)

Contudo, ao contrário do que alegam as publicações, Lula não se referia a Marcos Willians Herbas Camacho, criminoso conhecido como Marcola e apontado como líder da facção PCC.

Assessor de Lula

Como mostrado anteriormente pelo AFP Checamos, o chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Santana, também é conhecido como Marcola. O apelido homônimo já havia gerado associação entre o assessor e o líder do PCC em publicações que circularam em dezembro de 2023.

O vídeo viral da fala de Lula foi retirado do programa Conversa com o Presidente, transmitido em 19 de dezembro de 2023 no canal oficial do mandatário no YouTube. Na ocasião, o presidente deu entrevista ao lado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, e comentou sobre o tempo que leva para tomar decisões. 

Lula, então, brinca citando o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, seu fotógrafo oficial, Ricardo Stuckert, e Marco Santana. 

Marco Aurélio também já foi apresentado como Marcola em publicações da imprensa anteriores à entrevista com Lula (1, 2, 3).

Procurada pelo Checamos, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República afirmou que é “falsa” a alegação de que Lula citou o chefe do PCC: 

No Programa Conversa com o Presidente, realizado no dia 19 de dezembro passado, o presidente citou o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Santana Ribeiro. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República repudia a publicação de boatos políticos falsos”.

Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco