Vídeo foi manipulado para mostrar torcida do Flamengo entoando “volta, Bolsonaro”

  • Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 14:56
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo da torcida do Flamengo no estádio do Maracanã não mostra os presentes pedindo a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República, ao contrário do que alegam publicações compartilhadas mais de 45 mil vezes nas redes sociais desde 5 de fevereiro de 2024. O áudio original é de uma gravação feita em 30 de novembro de 2023, durante a entrega do título de cidadãos honorários a Bolsonaro e a seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

“O Maracanã lotado, no jogo Flamengo x Vasco - as maiores torcidas - pedindo a volta de Bolsonaro”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no X.

O vídeo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 16 de fevereiro de 2024 de uma publicação no X (.)

Na gravação, feita no interior de um estádio de futebol, torcedores vestindo camisas do Flamengo supostamente entoam os dizeres “volta, Bolsonaro”, enquanto jogadores com camisas brancas e shorts pretos são vistos no gramado ao lado dos jogadores rubro-negros.

Algumas publicações indicam que o momento teria ocorrido no estádio Jornalista Mário Filho — o Maracanã — durante a partida de 4 de fevereiro de 2024 entre Flamengo e Vasco da Gama. Mas registros da disputa mostram que, na ocasião, os jogadores do Vasco vestiam camisas pretas e shorts brancos, diferentemente dos atletas vistos na sequência viral.

Além disso, o som não corresponde ao que é cantado nas imagens, e nem à acústica do local.

Cerimônia em São Bernardo do Campo

Em uma das publicações compartilhadas no TikTok é possível notar que o som utilizado no vídeo não é o original.

Como já explicado pelo AFP Checamos, o TikTok permite adicionar diferentes arquivos de áudio, como músicas e barulhos de fundo, às gravações dos usuários. Quando este recurso é utilizado, o arquivo em questão fica sinalizado na parte inferior da publicação. Ao clicar nele, é possível assistir ao vídeo original e descobrir se o mesmo som já foi utilizado outras vezes.

No caso da gravação viral, a página do arquivo de áudio sinaliza que ele foi publicado pela primeira vez junto com um outro vídeo, compartilhado em 1º de dezembro de 2023 no perfil “@renatakobra”.

Na sequência de 2023, um grupo de pessoas balançando bandeiras do Brasil em um local fechado entoa “volta, Bolsonaro”, como ouvido no vídeo viral. A sala em que é feita a gravação é separada por uma parede de vidro; na frente do local, homens e mulheres vestindo roupas sociais estão sentados no que parece ser um evento formal.

Uma busca reversa por fragmentos da filmagem original levou a uma publicação do mesmo dia, no Facebook, indicando que a cena ocorreu em 30 de novembro de 2023, durante uma “sessão solene de entrega do título de cidadão do município de São Bernardo do Campo”, em São Paulo, ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro.

A homenagem, feita na Câmara Municipal por iniciativa do vereador Paulo Chuchu (PRTB), foi reportada por diferentes veículos de imprensa, com relatos de confusão e gritos da plateia, que cantou“volta, Bolsonaro” ao fim da cerimônia.

Outras publicações compartilhadas em 2023 (1, 2) mostram o momento em questão ocorrido na sessão da Câmara de São Bernardo do Campo.

Ao pesquisar pelo som original no TikTok, observa-se que ele também já foi sobreposto a imagens de torcidas do Fluminense e do Fortaleza, assim como a registros de eventos do atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco