Foto de 2022 de incêndio na Arábia Saudita circula vinculada a ataques a huthis no Iêmen em 2024

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 17 de janeiro de 2024 às 15:48
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Paquistão, AFP Brasil
A partir dos bombardeios empreendidos por forças dos Estados Unidos e do Reino Unido em janeiro de 2024 contra rebeldes huthis no Iêmen, após semanas de ofensivas desse grupo a navios no Mar Vermelho, uma foto de um grande incêndio começou a circular vinculada à operação militar. Mas a imagem, com mais de 2.800 interações nas redes sociais, mostra na verdade um incêndio em uma instalação de armazenamento de petróleo na Arábia Saudita em 2022, após um ataque reivindicado pelos huthis.

“EUA e Reino Unido realizaram ataques contra o grupo terrorista Houthis que é apoiado pelo Irã no Iêmen”, diz o trecho de uma legenda que acompanha a foto viral no Instagram. A mesma imagem vinculada ao Iêmen também circula no X e no Kwai, e foi compartilhada em outros idiomas, como inglês, espanhol e árabe

Image
Captura de tela feita em 15 de janeiro de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

A foto começou a circular após ataques das forças dos Estados Unidos e do Reino Unido, em 12 de janeiro de 2024, a posições do grupo de rebeldes iemenitas huthis em Sanaa, capital do Iêmen. A ofensiva deixou feridos e mortos, e levaram milhares de iemenitas às ruas em protesto.  

A ação aconteceu depois que os rebeldes huthis intensificaram ataques nas rotas comerciais do Mar Vermelho, desde que o grupo Hamas lançou um ataque sem precedentes a Israel, em 7 de outubro de 2023, desencadeando uma guerra. 

Os huthis controlam grande parte do Iêmen desde a guerra civil de 2014 e fazem parte do chamado “eixo de resistência”, apoiado pelo Irã contra Israel e seus aliados. 

Alguns posts no X com a foto viral receberam nota da comunidade - recurso promovido pela plataforma como uma ferramenta para combater a desinformação –,  informando não se tratar de um registro atual. 

Na realidade, a imagem é de 2022 e não tem relação com os ataques atuais de forças britânicas e norte-americanas ao grupo rebelde no Iêmen. 

Incêndio em instalação saudita de petróleo

Uma busca reversa pela imagem no Google levou ao registro original publicado em 26 de março de 2022 para ilustrar uma reportagem da agência de notícias Reuters. O texto informa se tratar de um ataque reivindicado pelos huthis a um local de armazenamento de petróleo saudita na cidade portuária de Jidá. 

Ainda segundo a matéria, o ataque causou um incêndio sem vítimas em dois tanques de armazenamento. 

A foto original leva a legenda: “Visão de um incêndio nas instalações de armazenamento de petróleo da Saudi Aramco, após um ataque, em Jidá, Arábia Saudita, 25 de março de 2022”.

Image
Comparação feita em 15 de janeiro de 2024 entre uma captura de tela de uma publicação no Instagram (E) e do site da Reuters (.)

O mesmo registro creditado à Reuters também foi utilizado para ilustrar a notícia do incêndio em outros veículos de comunicação (1, 2, 3). 

O episódio e a reivindicação dos ataques pelo grupo também foi reportado pela AFP à época, inclusive com fotos que registram outros ângulos do incêndio: 

Image
Incêndio na instalação de petróleo Saudi Aramco na Arábia Saudita na cidade costeira Jidá em 25 de março de 2022, após ataque de rebeldes iemenitas. (AFP / -)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco