Viatura do Corpo de Bombeiros não foi roubada; vídeo registra um tumulto na noite de Ano Novo
- Este artigo tem mais de um ano.
- Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 20:27
- Atualizado em 16 de janeiro de 2024 às 13:12
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Traficantes roubam carro do Corpo de Bombeiro pra fazer baile fank, depois pedem resgate de 500mil para devolver. Como a instituição não concordou em pagar o resgate, a bandidagem nao vai devolver”, diz a legenda de um vídeo que circula no Instagram, no X, no Facebook e no Kwai.
Na sequência, é possível ver dezenas de pessoas cercando e subindo em um caminhão do Corpo de Bombeiros.
Contudo, o veículo não foi roubado.
Por meio de uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral, o AFP Checamos localizou uma publicação de 1º de janeiro de 2024 da página Viva ABC no Facebook. A legenda diz que a cena foi registrada na cidade de Peruíbe, em São Paulo, e alega que a informação de que o veículo foi roubado “não é verdadeira”.
A sequência também repercutiu em veículos da imprensa (1, 2, 3), que confirmaram que a gravação foi feita na Avenida Governador Mário Covas Júnior, em Peruíbe.
Ao portal Diário do Litoral, o Corpo de Bombeiros da cidade informou que um grupo subiu na viatura durante o trajeto para atender uma ocorrência de incêndio na noite de Ano Novo, mas que a equipe conseguiu realizar o socorro e seguir com suas atividades.
Procurada pelo AFP Checamos, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) comunicou que a ocorrência aconteceu na madrugada do dia 1º de janeiro, por volta das 2h50.
“No caminho, a equipe enfrentou dificuldades devido a aglomeração no local por conta das festividades de Ano Novo. Durante o tumulto, algumas pessoas agiram de maneira arriscada e subiram na parte superior do veículo. Ninguém ficou ferido e o Corpo de Bombeiros prosseguiu com o atendimento”, esclareceu.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.
Referências
- Vídeo publicado pela página Viva ABC
- Publicações da imprensa sobre a ocorrência (1, 2, 3)
- Matéria do Diário do Litoral com a nota do Corpo de Bombeiros
16 de janeiro de 2024 Altera formatação do 1º parágrafo
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
