Viatura do Corpo de Bombeiros não foi roubada; vídeo registra um tumulto na noite de Ano Novo
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 20:27
- Atualizado em 16 de janeiro de 2024 às 13:12
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Traficantes roubam carro do Corpo de Bombeiro pra fazer baile fank, depois pedem resgate de 500mil para devolver. Como a instituição não concordou em pagar o resgate, a bandidagem nao vai devolver”, diz a legenda de um vídeo que circula no Instagram, no X, no Facebook e no Kwai.
Na sequência, é possível ver dezenas de pessoas cercando e subindo em um caminhão do Corpo de Bombeiros.
Contudo, o veículo não foi roubado.
Por meio de uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral, o AFP Checamos localizou uma publicação de 1º de janeiro de 2024 da página Viva ABC no Facebook. A legenda diz que a cena foi registrada na cidade de Peruíbe, em São Paulo, e alega que a informação de que o veículo foi roubado “não é verdadeira”.
A sequência também repercutiu em veículos da imprensa (1, 2, 3), que confirmaram que a gravação foi feita na Avenida Governador Mário Covas Júnior, em Peruíbe.
Ao portal Diário do Litoral, o Corpo de Bombeiros da cidade informou que um grupo subiu na viatura durante o trajeto para atender uma ocorrência de incêndio na noite de Ano Novo, mas que a equipe conseguiu realizar o socorro e seguir com suas atividades.
Procurada pelo AFP Checamos, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) comunicou que a ocorrência aconteceu na madrugada do dia 1º de janeiro, por volta das 2h50.
“No caminho, a equipe enfrentou dificuldades devido a aglomeração no local por conta das festividades de Ano Novo. Durante o tumulto, algumas pessoas agiram de maneira arriscada e subiram na parte superior do veículo. Ninguém ficou ferido e o Corpo de Bombeiros prosseguiu com o atendimento”, esclareceu.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.
Referências
- Vídeo publicado pela página Viva ABC
- Publicações da imprensa sobre a ocorrência (1, 2, 3)
- Matéria do Diário do Litoral com a nota do Corpo de Bombeiros
16 de janeiro de 2024 Altera formatação do 1º parágrafo