O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participa da cerimônia de abertura do Carnaval na cidade em 17 de fevereiro de 2023 ( AFP / MAURO PIMENTEL)

Após chuvas no Rio de Janeiro, vídeo de 2023 de Eduardo Paes no samba circula como se fosse atual

  • Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 20:57
  • Atualizado em 16 de janeiro de 2024 às 13:23
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Desde a noite de sábado, 13 de janeiro de 2024, fortes chuvas que atingem a cidade do Rio de Janeiro e municípios próximos causaram a morte de pelo menos 12 pessoas, além de alagamentos e enchentes. Nesse contexto, usuários compartilharam mais de 2,4 mil vezes nas redes sociais um vídeo do prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes (PSD), em uma roda de samba como se fosse uma sequência atual. Mas a gravação foi feita em 9 de setembro de 2023, como mostram diversos registros publicados nas redes sociais e na mídia nessa data.

“Rio de Janeiro em baixo d'água e o prefeito discutindo as ações que podem ser feitas”, diz uma das publicações no X, em tom irônico. O conteúdo circula também no Instagram e no Facebook.

Image
Captura de tela feita em 15 de janeiro de 2024 de uma publicação no X (.)

O vídeo viral contém, no lado esquerdo, a logomarca do Kwai e o nome de usuário “@gabifelo”. Uma busca na rede social localizou a publicação, datada de 10 de setembro de 2023.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral no Google também levou à gravação publicada por um perfil com o mesmo nome de usuário, nessa mesma data, no TikTok, com a legenda: “Esse é prefeito, esse é capaz, o Rio é 15, é eduardo paes!”. Há também a informação de que o vídeo foi gravado no bar Armazém Senado, localizado no Centro do Rio de Janeiro.

A partir do perfil do estabelecimento no Instagram, é possível encontrar outras publicações datadas de 9 e 10 de setembro de 2023 (1, 2), que também mostram o prefeito no local. Não há, porém, nenhuma publicação feita no local mostrando Eduardo Paes em janeiro de 2024.

A presença de Paes na roda de samba, em 9 de setembro de 2023, também foi registrada por veículos da imprensa. Tanto nos vídeos publicados no Instagram quanto na notícia, é possível ver que o político está usando a mesma roupa identificada no vídeo viral. 

Na madrugada de domingo, 14 de janeiro, Paes publicou um vídeo no X pouco antes das 5h, informando o que já se sabia sobre a situação das chuvas até aquele momento.

Conforme relatado pela AFP e por outros veículos (1, 2), as principais áreas afetadas na cidade do Rio de Janeiro estão localizadas na Zona Norte e na Zona Oeste. Até a publicação desta verificação, as chuvas haviam deixado 12 mortos

Além desses pontos, outros municípios da região conhecida como Baixada Fluminense também foram fortemente impactados. Apesar de integrarem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, cada um desses municípios conta com suas próprias Prefeituras.

Referências

Altera formatação do 1º parágrafo Altera idioma da legenda na imagem de capa
16 de janeiro de 2024 Altera formatação do 1º parágrafo Altera idioma da legenda na imagem de capa

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco