Roubo a loja da Americanas não tem relação com onda de crimes em Copacabana em 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 19:04
- Atualizado em 12 de dezembro de 2023 às 19:06
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“PELO MENOS 1 VAGABUND0 O PM CATOU. BOA. AMERICANAS EXPRESS Av. Prado Junior, Copacabana”, diz uma das mensagens que circulam no X (antes Twitter), no Instagram e no Facebook.
Na gravação, um grupo de jovens aparece na porta de entrada de uma unidade da Americanas Express, olhando para dentro, e começa a correr com a aproximação de policiais. Um deles é detido por um dos agentes e agredido com tapas no rosto. Na loja, alguns funcionários parecem comemorar.
Nas publicações, os usuários indicam que o caso teria sido registrado na Avenida Prado Júnior, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
O conteúdo circula em meio a um aumento de relatos de assaltos no bairro carioca, em dezembro de 2023.
O problema despertou ainda mais a atenção das autoridades de segurança pública após moradores do bairro criarem grupos de “justiceiros” para procurar e atacar supostos criminosos. Nas redes sociais, usuários compartilham alguns momentos da ação desses grupos.
Mas a gravação não faz parte desse contexto.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo levou a uma matéria publicada pela Band em 24 de novembro de 2022. De acordo com o portal, o registro ocorreu no dia da estreia da Seleção Brasileira de futebol na Copa do Mundo do Catar, época em que teria ocorrido uma série de assaltos e arrastões no bairro.
Na imagem que ilustra a matéria é possível notar elementos em comum com o vídeo que acompanha as publicações virais em dezembro de 2023:
Uma nova busca, dessa vez por palavras-chave, mostrou que o caso também foi reportado em outros portais de notícia e por usuários das redes sociais na mesma data. Segundo os registros, os jovens teriam tentado furtar e lançar pedras contra os funcionários da loja de varejo antes da chegada dos policiais.
À AFP, a assessoria de imprensa da Americanas confirmou que o caso não é recente e trata-se, de fato, de uma ação ocorrida em novembro de 2022.
A empresa afirmou, em nota, que o assalto ocorreu na unidade da Avenida Prado Júnior, em Copacabana, e que foi “imediatamente reportada aos órgãos competentes para as medidas cabíveis”.
Referências
12 de dezembro de 2023 Atualiza metadados