Guararapes não anunciou fechamento de fábrica e demissão de 100 mil pessoas em novembro de 2023

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 15:21
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O fechamento de uma fábrica do Grupo Guararapes registrado em vídeo viral não ocorreu em novembro de 2023, nem levou à demissão de 100 mil funcionários, como afirmam publicações compartilhadas centenas de vezes nas redes sociais desde o dia 30 do mesmo mês. A gravação que acompanha as postagens é de janeiro de 2023. Nessa data, a empresa, dona da rede de lojas Riachuelo, anunciou o fechamento de uma fábrica em Fortaleza para “centralizar sua operação fabril” no Rio Grande do Norte. À AFP, a Guararapes confirmou a informação e indicou que, ao todo, dois mil funcionários foram demitidos.

“Parabéns ao Narco Estado do PT-CPX Luladrão, vamos agradecer ao Comunismo, o Haddad e o Dino Comilão da Justiça, juntos com o STF-CPX, vão em 2 meses nos transformar em Venezuela”, diz uma das publicações que compartilham o conteúdo no Facebook, no Kwai e no X (antes Twitter).

Image
Captura de tela feita em 1º de dezembro de 2023 de uma publicação no X ( .)

Na gravação, uma pessoa registra o momento em que funcionários se despedem em um galpão de uma fábrica e afirma: “Olha aí ó, o fim da jornada da Guararapes, nós hoje estamos se despedindo… Tá vendo? Não tem nada para a gente trabalhar, as costureiras tudo se despedindo, porque acabou, fim. Eu to nervosa demais, pense num nervosismo”.

O texto sobreposto ao vídeo, compartilhado em novembro de 2023, indica que o caso seria atual: “Pra quem fez o L. Veja guararapes acaba de fechar as portas. Pessoas se despedindo. A maior fábrica de roupas do Brasil fecha as portas e deixa mas de 100 mil desempregados”.

No entanto, uma busca reversa por fragmentos do vídeo levou a publicações de usuários compartilhando a mesma sequência em 10 de janeiro de 2023 (1, 2).

Além disso, nas imagens agora viralizadas, é possível ver a marca d’água de um usuário do aplicativo Kwai de nome “@nildonotícias”. Uma consulta a essa conta na rede social mostrou que sua publicação é também dessa data.

Em 10 de janeiro de 2023, o grupo Guararapes, dono das lojas de vestuário Riachuelo, anunciou o encerramento das atividades de sua fábrica em Fortaleza por meio de um comunicado ao mercado.

Segundo a empresa, a decisão fez parte de um planejamento estratégico para concentrar sua produção em Natal, no Rio Grande do Norte. “O modelo de negócio integrado do grupo permanece inalterado, preservando a cadeia de fornecimento nacional”, disse na ocasião.

O fechamento da fábrica em janeiro de 2023 também foi reportado nos meios de comunicação do país. De acordo com as informações divulgadas na época, a empresa demitiu aproximadamente duas mil pessoas, e não 100 mil, como alegam as publicações.

Em contato com a AFP em 5 de dezembro de 2023, a assessoria de imprensa do Grupo Guararapes confirmou que o vídeo das publicações corresponde à fábrica de Fortaleza fechada em janeiro deste ano, e confirmou que duas mil pessoas foram demitidas na ocasião, e não 100 mil.

Uma busca por registros no WayBack Machine, plataforma que permite arquivar páginas na internet, mostrou que em agosto de 2023, quando a fábrica de confecção em Fortaleza ainda aparecia no site da companhia, a estimativa total de funcionários da empresa era de 40 mil pessoas, número consideravelmente inferior ao citado nas publicações.

Em dezembro de 2023, a companhia informa contar com aproximadamente 26 mil colaboradores.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco