Sequência de 2015 circula falsamente associada a manifestação em novembro de 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 30 de novembro de 2023 às 20:46
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Segundo o lixo que muitos chamam de imprensa, são apenas mil bolsonaristas se manifestando. Isso por que existem imagens, imagina o que eles não divulgam quando não existem imagens…”, diz uma das publicações que circulam no X (antes Twitter), no Facebook, no TikTok e no Instagram.
As mensagens são acompanhadas por imagens aéreas de uma manifestação de pessoas com camisas e bandeiras do Brasil e o texto sobreposto: “Gigante Acordou!”. Pelos elementos visuais da gravação, é possível identificar que os presentes estavam na Avenida Paulista, em São Paulo.
O conteúdo passou a circular depois de apoiadores de Bolsonaro realizarem protestos em 26 de novembro de 2023 contra o Supremo Tribunal Federal (STF), após a morte de Cleriston Pereira, um dos presos pelos atos de 8 de janeiro. As manifestações ocorreram em algumas capitais, incluindo São Paulo, na Avenida Paulista.
Algumas das gravações virais são sobrepostas pela data 26/11, ou acompanhadas pela hashtag #justiçaporcleriston, indicando que os usuários acreditam que o vídeo é deste momento.
Mas a sequência compartilhada nas redes não é da manifestação de novembro de 2023.
Vídeo de 2015
No fragmento inicial da sequência, é possível ver que o material parece ser uma reprodução de vídeos no YouTube, com o título: “Manifestação contra a corrupção em São Paulo - Avenida Paulista”.
Uma busca por essas palavras-chave na plataforma levou à gravação original, publicada em um canal dedicado a imagens de drones, em 15 de março de 2015.
O trecho que aparece nas publicações pode ser visto a partir dos 35 segundos, até aproximadamente 1 minuto e 15 segundos da gravação original no YouTube.
A descrição do vídeo original detalha que as imagens teriam sido gravadas em 15 março daquele ano durante um protesto contra a corrupção e o governo, na época comandado pela então presidente Dilma Rousseff.
Esse protesto em São Paulo fez parte de uma onda de manifestações contra a ex-presidente, que antecederam seu processo de impeachment em 2016. Segundo informações de meios de comunicação, somente esse ato em São Paulo reuniu um milhão de pessoas.
Uma análise do vídeo original utilizando a “lupa” da ferramenta InVID-WeVerify possibilitou identificar, ainda, cartazes com menções à Dilma e a Cuba, corroborando o real contexto das imagens.
De acordo com um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o protesto em 26 de novembro de 2023 reuniu cerca de 13 mil manifestantes, número consideravelmente inferior ao visto em 15 de março de 2015.
Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos e Reuters.