Bandeira brasileira não foi tingida de vermelho no Pará; símbolo representa a cidade de Barcarena

  • Publicado em 21 de novembro de 2023 às 20:55
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
No topo do edifício da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Barcarena, no Pará, está hasteada a bandeira do município. O símbolo possui cores e formato parecidos com o panteão nacional, além de uma faixa vermelha ao centro. Mas desde o início de novembro, usuários compartilham um vídeo, visualizado mais de 100 mil vezes nas redes sociais, com a alegação de que a bandeira do Brasil “foi vilipendiada”. Na verdade, como informa o município, a bandeira de Barcarena foi criada em 1976 e a cor vermelha alude à Cabanagem, evento histórico do século 19.

"Literalmente o Brasil é um país sem lei, se fosse nos USA, com certeza seria cadeia na hora. Detalhe em um órgão público. Mais grave ainda!!!", diz texto sobreposto a um vídeo compartilhado no X (antes Twitter) no qual se vê uma bandeira hasteada em um edifício público no município de Barcarena, na região metropolitana de Belém, no Pará.

A gravação também circulou no Instagram e no Facebook.

Image
Captura de tela feita em 14 de outubro de 2023 de uma publicação no X ( .)

O vídeo começa mostrando uma placa, em um edifício, com a inscrição “Ciretran, Barcarena-PA”. Na narração, um homem reforça: “Aqui em Barcarena, para quem diz que a bandeira brasileira nunca será vermelha”.

A expressão foi utilizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao longo do mandato (2018-2022) e popularizada por seus apoiadores para se referir ao Partido dos Trabalhadores, ao qual pertence o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a uma suposta ameaça “comunista” no Brasil.

Na filmagem, no alto do prédio é possível identificar uma bandeira que lembra o símbolo nacional, com fundo verde, triângulo amarelo e círculo azul, mas com uma imagem vertical ao centro e uma faixa vermelha horizontal.

O edifício é de fato a sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Barcarena. Ao utilizar a ferramenta Street View do Google Maps, foi possível encontrar a localização exata do edifício.

Porém, o símbolo mostrado nas publicações virais não é a bandeira nacional, mas sim o emblema do município de Barcarena.

Uma pesquisa por palavras-chave no Google com os termos “bandeira”, “Brasil” e “Barcarena” leva a resultados que mostram registros oficiais de ambos os símbolos (1, 2).

Embora as bandeiras possuam semelhanças, a flâmula municipal é composta justamente pela faixa vermelha na horizontal destacada nas publicações virais.

Outra diferença clara em relação à bandeira do Brasil é a ilustração que figura no centro dos emblemas. O símbolo nacional possui um círculo azul com estrelas que representam os estados brasileiros e uma faixa branca com os dizeres “Ordem e Progresso”. Já a bandeira de Barcarena possui um brasão, que também é visto na gravação viral.

Image
Comparação entre a bandeira hasteada no vídeo em viral e o símbolo da prefeitura de Barcarena ( .)

Em 2020, a prefeitura de Barcarena lançou um livro didático voltado para o ensino fundamental em que narra parte da história do município.

O material detalha, nas páginas 193 e 194, que a bandeira da cidade foi criada em 1976 e que a cor vermelha “representa o sangue derramado na Cabanagem, revolução popular que ocorreu no Pará, e teve neste município o seu berço”.

A bandeira de Barcarena também pode ser vista em uma sequência de fotos publicada pelo prefeito da cidade, Renato Ogawa (PP), em seu perfil no Facebook. As imagens foram feitas em uma cerimônia de hasteamento da bandeira, em 7 de novembro de 2023, também registrada pelo portal TV Barcarena.

O AFP Checamos entrou em contato com a prefeitura de Barcarena, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco