Vídeo de protesto na Avenida Paulista não é de 15 de novembro de 2023, e sim de outubro de 2018

  • Publicado em 21 de novembro de 2023 às 18:52
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A sequência de um protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, na qual os presentes gritam que “a nossa bandeira jamais será vermelha” não tem relação com a celebração da Proclamação da República em 15 de novembro de 2023. Depois da data, o conteúdo foi compartilhado mais de 13 mil vezes em publicações que garantem que as imagens são atuais e mostrariam um protesto contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas o vídeo é de outubro de 2018, quando apoiadores do então candidato à Presidência Jair Bolsonaro fizeram atos em diversas cidades do país.

“AVENIDA PAULISTA LOTADA dá o seu recado. 15 de novembro de 2023”, diz o conteúdo que circula no Facebook, junto a outro trecho filmado em 2022 na cidade de Aparecida e já verificado pela AFP.

A alegação também foi compartilhada no Instagram, no Kwai e no TikTok. No X (antes Twitter), o vídeo também circulou na data citada, porém sem especificar em qual dia as cenas teriam sido gravadas.

Image
Captura de tela feita em 17 de novembro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

A sequência mostra a Avenida Paulista, em São Paulo, ocupada por diversos manifestantes, enquanto um homem com microfone afirma: “A nossa bandeira jamais será vermelha”. No canto direito, é possível identificar a bandeira de Israel. O detalhe também induz usuários a acreditarem que as cenas seriam de 2023, momento em que israelenses estão em guerra com o grupo islamista palestino Hamas.

Mas a filmagem não tem relação com esse contexto.

Uma busca reversa por um dos fragmentos do vídeo no Google Lens levou a uma publicação no Facebook da jornalista e política Joice Hasselmann feita em 21 de outubro de 2018, na qual se vê uma imagem muito semelhante da avenida. “A bandeira de Israel com #Bolsonaro17”, diz a legenda.

O 17 foi usado como número de urna pelo ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, das quais saiu vitorioso. Já nas últimas eleições gerais, em 2022, o número de Bolsonaro era o 22.

Uma busca no X por vídeos com os termos “Bolsonaro” e “Paulista”, filtrando apenas por resultados publicados entre 21 e 22 de outubro de 2018, localizou uma versão mais longa da mesma gravação.

Em 21 de outubro, apoiadores de Jair Bolsonaro, então candidato à Presidência, fizeram atos em diversas cidades do país.

À época, a AFP também registrou o momento em que a bandeira de Israel foi exibida na manifestação em São Paulo:

Em 2023, algumas manifestações em apoio ao ex-presidente ocorreram em 15 de novembro, porém registros da imprensa não mostram uma presença tão maciça de apoiadores (1, 2).

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Reuters.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco