Vídeo de 2022 é falsamente associado a ato bolsonarista em Brasília em novembro de 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de novembro de 2023 às 21:01
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Manifestação hj Dia 15.11.23 ao vivo”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no TikTok, no Instagram, no Facebook e no Kwai.
Na gravação, uma multidão de verde e amarelo reunida na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, grita “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Na metade da sequência, é possível ver o rosto do homem que filma o ato. Ele usa óculos escuros e um boné escrito “Bolsonaro 2022”.
O conteúdo circula após o feriado da Proclamação da República, quando ocorreram protestos de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro em diversas cidades do país. Os atos deste ano, entretanto, foram esvaziados. Em Brasília, onde o vídeo viral é situado, a manifestação reuniu cerca de 200 pessoas, segundo reportado pela imprensa.
Por meio de uma pesquisa por vídeos de manifestações em Brasília nas redes sociais, o AFP Checamos encontrou a sequência viral em uma publicação no Kwai feita em 2 de outubro de 2022, mais de um ano antes da data citada nas publicações agora viralizadas.
Não foi possível localizar a gravação original para determinar o dia exato em que o vídeo foi registrado, mas elementos visuais indicam que o registro seria de 2022. Em uma das publicações no Facebook, a partir dos 57 segundos, o AFP Checamos identificou na gravação viral um cartaz com o número 200 em um dos prédios da Esplanada.
A identidade visual do banner é igual à decoração usada no desfile de 7 de setembro de 2022, quando foi comemorado o marco de 200 anos da Independência do Brasil.
Nas imagens mais recentes do Google Maps, feitas em fevereiro e junho de 2023, a decoração dos 200 anos da Independência não está mais nos prédios da Esplanada.
Em 2022, a comemoração da Independência reuniu cerca de 100 mil pessoas em Brasília. Além do tradicional desfile militar, partidários de Bolsonaro fizeram uma manifestação de apoio a ele.