Mensagem gravada por Bolsonaro durante um salto de parapente não é de 2023, mas de 2016

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 9 de novembro de 2023 às 16:57
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não gravou uma mensagem ao povo brasileiro durante um salto de parapente em novembro de 2023, como afirmam publicações que somam milhares de interações nas redes sociais desde 2 de novembro. O registro original foi feito em abril de 2016, quando o à época deputado federal publicou em seu perfil uma declaração enquanto sobrevoava o Rio de Janeiro.

“Na última quinta-feira no RJ saltando de parapente Bolsonaro grava este vídeo para o povo brasileiro, ouça a mensagem dele. Esse vídeo é só para os 70% que votaram nele e que Ama o Brasil e a familia”, diz uma das publicações que circulam no X (antes Twitter), no Facebook, no TikTok, no Kwai e no Instagram.

Image
Captura de tela feita em 7 de novembro de 2023 de uma publicação no X ( .)

As legendas acompanham um vídeo em que Bolsonaro aparece saltando de parapente e fazendo um discurso ao povo brasileiro enquanto sobrevoa paisagens do Rio de Janeiro.

Na gravação, o então deputado afirma que “o Brasil é nosso” e “a liberdade não tem preço”, além de dizer que “aquela facção que está lá vai sair do poder”.

Bolsonaro também questionou como “um país tão maravilhoso" como o Brasil ocuparia a 44º posição no ranking do turismo e concluiu dizendo que não está em campanha, mas em “uma missão”.

O conteúdo passou a circular em 2023 após o perfil “bolsonaro.tv”, ligado a um aplicativo oficial de mesmo nome criado em 2022 por Bolsonaro, publicar a sequência no Instagram em 24 de junho com a descrição: “Primeiro salto de parapente! Selva!”.

Mas a gravação do ex-presidente durante o salto não foi feita em 2023.

Filmagem de abril de 2016

Uma busca por palavras-chave pelos termos “Bolsonaro”, “mensagem” e “parapente”, levou a publicações de usuários compartilhando a mesma sequência em 2018 (1, 2).

Essa pesquisa também levou a uma publicação ainda mais antiga, de outubro de 2017, feita por um dos filhos do ex-presidente, Carlos Bolsonaro (Republicanos), que compartilhou no X uma captura de tela da gravação.

Uma nova busca por palavras-chave, dessa vez em contas oficiais de Bolsonaro nas redes sociais, levou ao registro original: uma publicação na página do Facebook do ex-presidente com data de 23 de abril de 2016.

Na ocasião, o vídeo foi publicado com a legenda “Porque o Brasil é apenas o 44º no Ranking do Turismo”, mencionando, ainda, que o salto foi realizado pela West Fly, uma Escola de Voo Livre do Rio de Janeiro.

Em abril de 2016, o país passava pelo processo que culminou no impeachment da então mandatária Dilma Rousseff (PT), após Eduardo Cunha, à época presidente da Câmara dos Deputados, aceitar uma denúncia por crime de responsabilidade.

Em 17 de abril de 2016, a Câmara aprovou o prosseguimento do processo de cassação do mandato da ex-presidente para o Senado. Na ocasião, o então deputado federal Jair Bolsonaro votou a favor do impeachment em um discurso marcado pela menção ao coronel Brilhante Ustra, o primeiro oficial condenado por práticas de tortura e sequestro durante a ditadura militar no Brasil.

Em março do mesmo ano, Bolsonaro anunciou que seria pré-candidato nas eleições presidenciais em 2018.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco