Imagens de 7 de setembro de 2022 são falsamente associadas a manifestação pró-Bolsonaro em 2023

  • Publicado em 16 de outubro de 2023 às 18:07
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Imagens de 2022 de um ato promovido pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em Copacabana foram compartilhadas mais de 15,9 mil vezes nas redes sociais com a alegação de que mostrariam um evento realizado em 8 de outubro de 2023. Mas registros publicados pela imprensa indicam que a manifestação ocorreu no feriado de 7 de setembro do ano passado. Além disso, em 8 de outubro deste ano, Bolsonaro estava participando de um protesto em Belo Horizonte, e não no Rio.

“08-10-2023. Nunca teve tão vivo!!! Divulguem porque a mídia podre não vai mostrar isto”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Instagram, no TikTok e no Kwai.

O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar conteúdos, se duvidarem da sua veracidade.

Na sequência viral, é possível ver o ex-presidente Jair Bolsonaro em cima de um trio elétrico, cercado por uma multidão de apoiadores em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Image
Captura de tela feita em 11 de outubro de 2023 de uma publicação no TikTok ( .)

Contudo, a gravação não foi registrada em 8 de outubro de 2023. Nesse dia, o ex-presidente estava em Belo Horizonte, Minas Gerais, participando de uma manisfestação contra o aborto.

Por meio de uma pesquisa pelas palavras-chave “Bolsonaro”, “Copacabana” e “manifestação”, o AFP Checamos localizou um registro do mesmo momento, sob outro ângulo, publicado pelo UOL. Trata-se, na verdade, de um comício realizado pelo então presidente no dia 7 de setembro de 2022.

Naquele ano, além de participar do tradicional desfile da Independência em Brasília, Bolsonaro promoveu um ato com apoiadores em Copacabana.

Comparando imagens da multidão e de Bolsonaro durante a manifestação de 2022, é possível ver que o evento é o mesmo visto no vídeo viral.

Image
Comparação de capturas de telas feita em 13 de outubro de 2023 entre uma publicação no YouTube (E) um vídeo no TikTok ( .)

O AFP Checamos também verificou outro conteúdo relacionado à recente passagem de Bolsonaro por Belo Horizonte.

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco