Vídeo de correnteza que atravessa uma cidade foi feito na Turquia em 2021, não na Líbia em 2023

  • Publicado em 19 de setembro de 2023 às 21:22
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma gravação feita durante uma enxurrada na Turquia foi visualizada mais de 9 milhões de vezes relacionada à tempestade Daniel, que atingiu a Líbia no início de setembro de 2023. Por meio de busca reversa, a AFP verificou que a sequência foi publicada inicialmente em agosto de 2021, ligada a uma enchente na cidade turca de Bozkurt.

“Essa são as imagens da enchente em um rio na Líbia. Já se contabiliza infelizmente milhares de pessoas Mort@s e milhares de desaparecidas”, diz a legenda de um vídeo compartilhado no Instagram. A sequência é gravada da janela de um apartamento e mostra uma forte correnteza atravessando uma cidade.

A filmagem, que também circula no Facebook, no LinkedIn, no TikTok e no Kwai, é associada a inundações que atingiram a Líbia depois da passagem da tempestade Daniel nos últimos dias 10 e 11 de setembro.

Image
Captura de tela feita em 18 de setembro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

Até o momento de fechamento desta matéria, são mais de 5,3 mil mortes confirmadas e milhares de pessoas desaparecidas.

Contudo, o vídeo viral não foi registrado durante as cheias na Líbia.

Por meio de uma busca reversa de imagem, o AFP Checamos encontrou uma sequência que mostra o mesmo momento a partir de um ângulo parecido em uma publicação de 13 de agosto de 2021 no YouTube, que relaciona as imagens a enchentes na Turquia.

Em agosto daquele ano, a região norte do país sofreu com fortes enxurradas que causaram ao menos 70 mortos.

Também por busca reversa associada à palavra “Turquia”, o vídeo viral foi localizado em outra publicação de 18 de agosto de 2021, que afirma que a gravação foi feita na cidade de Bozkurt, no norte desse país.

Em imagens publicadas em agosto de 2021 pelo portal turco SuperHaber, que mostra Bozkurt antes da inundação, é possível ver que a cidade é cercada de montanhas e atravessada por um rio, como é visto na filmagem viral.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco