O governo do Paraná não cancelou o desfile de 7 de setembro; decisão foi da Prefeitura de Cascavel

  • Publicado em 6 de setembro de 2023 às 18:30
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma coletiva de imprensa em Cascavel (PR) anunciando que o município não irá realizar o desfile do Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 2023, foi compartilhada mais de 6,6 mil vezes nas redes desde, pelo menos, 3 de setembro. O trecho circula junto à alegação de que a celebração foi cancelada em todo o estado do Paraná após decisão do governador, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Isso é falso: não houve tal anúncio e a Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cascavel confirmou que a medida foi tomada para conter gastos, e não por determinação estadual.

“Governo do Paraná cancelou o desfile de 7 de setembro, nas 399 cidades do Estado. O Governo vai economizar, pois tem outras prioridades para o dinheiro. Parabéns governador”, diz um dos conteúdos que circulam no X (antes Twitter). Alegações semelhantes foram compartilhadas também no TikTok, no Facebook, no Instagram, no Kwai e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 6 de setembro de 2023 de uma publicação no X (antes Twitter) ( .)

A gravação mostra um homem que anuncia de um púlpito que o desfile de 7 de setembro não será realizado “por ter uma recomendação da Associação dos Municípios do Paraná para todos os 399 municípios de que respeitem esse princípio da economicidade”.

No púlpito, é possível ver o símbolo e o nome do município de Cascavel. Uma busca pelos termos “Cascavel 7 setembro” localizou uma notícia que traz a gravação completa da coletiva de imprensa da qual foi extraído o trecho viralizado nas redes.

No texto que acompanha a gravação da coletiva, é informado que a cidade de Cascavel cancelou o desfile devido à queda na arrecadação. A matéria também traz a informação de que o homem visto no vídeo viral é Thiago Stefanello, secretário municipal da Casa Civil de Cascavel. Sua fala pode ser conferida aos 28 minutos e 50 segundos de vídeo, aproximadamente.

Como explicado no próprio trecho viral, a justificativa da Prefeitura para o cancelamento do desfile está relacionada a temas fiscais da cidade. “O desfile foi cancelado por questões de contenção de gastos, mas não foi determinação do Estado”, confirmou ao AFP Checamos um porta-voz da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura de Cascavel em 5 de setembro de 2023. A medida havia sido anunciada também no site da prefeitura.

A Agência Estadual de Notícias do Paraná, que integra a Secretaria de Comunicação do governo do estado, afirmou que a informação de que o desfile foi cancelado em todo o Paraná é falsa.

“O Estado, como sempre fez, está colaborando com a 5ª Divisão do Exército no desfile que será realizado na Capital [Curitiba]. As forças de segurança estaduais e escolas estaduais vão participar da cerimônia”, acrescentou a agência em 5 de setembro.

De fato, em 4 de setembro, o governador Ratinho Junior participou da abertura das celebrações da semana da Pátria em Curitiba.

A cidade de Londrina, outro município do Paraná, também já anunciou que realizará o desfile de 7 de setembro.

Questionada pela AFP se mais algum município além de Cascavel teria cancelado o desfile, a Associação de Municípios do Paraná (AMP) disse desconhecer “o cancelamento de desfiles de 7 de setembro em municípios do Paraná”.

Esse conteúdo também foi checado pela Reuters.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco