Prefeito de Ouricuri não é do PT e vídeo viral não o mostra sendo pego com R$ 70 milhões

  • Publicado em 9 de agosto de 2023 às 17:32
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo de homens abrindo caixas com dinheiro vivo não tem relação com uma suposta operação da Polícia Federal (PF) contra o prefeito da cidade de Ouricuri, em Pernambuco. A gravação, compartilhada mais de 19,5 mil vezes desde, pelo menos, dezembro de 2022, voltou a circular em julho de 2023 junto à alegação de que o “prefeito do PT”, Partido dos Trabalhadores, teria sido pego com R$ 70 milhões. Mas a sequência é de uma ação de 2021 da PF em Sergipe. Além disso, o prefeito do município de Ouricuri não é filiado ao PT, e sim ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).

“Prefeito do PT de Ouricuri em Pernambuco, foi pego hoje pela Polícia, com 70 milhões”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook. O conteúdo circula também no Instagram, no TikTok, no YouTube, no Kwai e no Twitter, agora chamado X.

Image
Captura de tela feita em 3 de agosto de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

O vídeo começa com homens tirando maços de dinheiro de envelopes em frente a uma mulher, que diz: “Eu quero que vocês olhem todo o resto. Agora eu faço questão”. Em seguida, é exibida uma imagem de uma mala cheia de dinheiro em espécie em cima de uma cama. Depois, há uma segunda sequência de um homem abrindo uma caixa de papelão e também encontrando maços de dinheiro vivo dentro dela.

O conteúdo contém, ainda, a logomarca do aplicativo Kwai e o nome de usuário “@Damião Pedro 503”. Uma pesquisa no perfil desse usuário na rede social localizou o vídeo original, publicado em 7 dezembro de 2022, com a mesma alegação a respeito do prefeito de Ouricuri.

O prefeito de Ouricuri é Francisco Ricardo Soares Ramos. Diferentemente do que alegam as publicações virais, porém, ele não é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Na verdade, a sigla de Ramos é o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), como mostra uma consulta à plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais de 2020.

Uma pesquisa no Google pelos termos “PF Ouricuri operação” levou a reportagens (1, 2, 3) sobre uma ação da Polícia Federal que, de fato, ocorreu no município, e que tinha como alvo suspeitos de cometer crimes de desvio de dinheiro em contratos firmados entre a prefeitura de Ouricuri e empresas prestadoras de serviços.

Em nenhum dos registros de imprensa localizados pelo AFP Checamos, porém, é mencionado que o prefeito da cidade seria suspeito. A nota oficial da PF a respeito da operação tampouco menciona o nome de Ricardo Ramos.

Procurada pelo AFP Checamos, a PF de Pernambuco afirmou, em 8 de agosto de 2023, que não houve divulgação de vídeos na ocasião. “Tampouco o prefeito de Ouricuri foi divulgado como alvo dessas referidas operações”, acrescentou a PF em nota.

Origem das Imagens

Uma busca reversa no Google Lens pela imagem da mala com dinheiro em cima da cama trouxe como resultado a mesma foto publicada em artigos de jornais locais, que falavam sobre a Operação Distração, da Polícia Federal, em Sergipe (1, 2). A investigação da PF tinha como alvo um site de apostas.

Em uma das reportagens sobre a operação, publicada no site do g1, também é possível identificar outro trecho do vídeo viral, no qual um homem abre uma caixa de papelão e encontra dinheiro em espécie.

O AFP Checamos não conseguiu identificar a origem do primeiro trecho do vídeo, que exibe uma mulher falando com homens retirando dinheiro de envelopes.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco