Prefeito de Ouricuri não é do PT e vídeo viral não o mostra sendo pego com R$ 70 milhões
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 9 de agosto de 2023 às 17:32
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Prefeito do PT de Ouricuri em Pernambuco, foi pego hoje pela Polícia, com 70 milhões”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook. O conteúdo circula também no Instagram, no TikTok, no YouTube, no Kwai e no Twitter, agora chamado X.
O vídeo começa com homens tirando maços de dinheiro de envelopes em frente a uma mulher, que diz: “Eu quero que vocês olhem todo o resto. Agora eu faço questão”. Em seguida, é exibida uma imagem de uma mala cheia de dinheiro em espécie em cima de uma cama. Depois, há uma segunda sequência de um homem abrindo uma caixa de papelão e também encontrando maços de dinheiro vivo dentro dela.
O conteúdo contém, ainda, a logomarca do aplicativo Kwai e o nome de usuário “@Damião Pedro 503”. Uma pesquisa no perfil desse usuário na rede social localizou o vídeo original, publicado em 7 dezembro de 2022, com a mesma alegação a respeito do prefeito de Ouricuri.
O prefeito de Ouricuri é Francisco Ricardo Soares Ramos. Diferentemente do que alegam as publicações virais, porém, ele não é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Na verdade, a sigla de Ramos é o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), como mostra uma consulta à plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais de 2020.
Uma pesquisa no Google pelos termos “PF Ouricuri operação” levou a reportagens (1, 2, 3) sobre uma ação da Polícia Federal que, de fato, ocorreu no município, e que tinha como alvo suspeitos de cometer crimes de desvio de dinheiro em contratos firmados entre a prefeitura de Ouricuri e empresas prestadoras de serviços.
Em nenhum dos registros de imprensa localizados pelo AFP Checamos, porém, é mencionado que o prefeito da cidade seria suspeito. A nota oficial da PF a respeito da operação tampouco menciona o nome de Ricardo Ramos.
Procurada pelo AFP Checamos, a PF de Pernambuco afirmou, em 8 de agosto de 2023, que não houve divulgação de vídeos na ocasião. “Tampouco o prefeito de Ouricuri foi divulgado como alvo dessas referidas operações”, acrescentou a PF em nota.
Origem das Imagens
Uma busca reversa no Google Lens pela imagem da mala com dinheiro em cima da cama trouxe como resultado a mesma foto publicada em artigos de jornais locais, que falavam sobre a Operação Distração, da Polícia Federal, em Sergipe (1, 2). A investigação da PF tinha como alvo um site de apostas.
Em uma das reportagens sobre a operação, publicada no site do g1, também é possível identificar outro trecho do vídeo viral, no qual um homem abre uma caixa de papelão e encontra dinheiro em espécie.
O AFP Checamos não conseguiu identificar a origem do primeiro trecho do vídeo, que exibe uma mulher falando com homens retirando dinheiro de envelopes.
Referências
- Site da prefeitura de Ouricuri
- Site DivulgaCand Contas com o resultado das eleições municipais de 2020 em Ouricuri
- Reportagens sobre operação da PF em Ouricuri (1, 2, 3)
- Nota oficial da PF sobre operação em Ouricuri
- Matérias sobre a Operação Distração, em Sergipe (1, 2)
- Reportagem do g1 sobre a Operação Distração