Brasil não lidera o ranking na projeção do FMI de crescimento de crescimento do PIB

  • Publicado em 4 de agosto de 2023 às 22:37
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É enganoso afirmar que o Brasil aparece em primeiro lugar no ranking da projeção de crescimento econômico elaborado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Publicações com essa alegação foram visualizadas mais de 420 mil vezes desde 27 de julho de 2023. Entre todos os países que tiveram suas previsões de crescimento revisadas, o Brasil, de fato, foi o que apresentou a maior diferença. Mas não lidera, contudo, a lista dos países que mais crescerá neste ano.

“O FMI lançou hoje a PREVISÃO de crescimento do PIB dos países, e adivinha quem está em primeiro?”, questiona uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Twitter, agora chamado X.

A alegação circula junto a uma lista de países e suas respectivas previsões de crescimento do PIB feitas pelo FMI.

Image
Captura de tela feita em 4 de agosto de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

Em julho de 2023, o FMI divulgou seu relatório intitulado “Atualização das Perspectivas da Economia Mundial”. O documento revisa projeções publicadas em seu relatório de abril de 2023.

Nesse contexto, as publicações virais sugerem, por meio de uma lista, que o Brasil apresenta o maior percentual de crescimento previsto pelo Fundo.

Mas isso não é verdade: de acordo com o FMI, há outros países com projeções de crescimento econômico para 2023 superiores ao do Brasil.

Enquanto a previsão para o Brasil é de 2,1% para 2023, outras economias apresentam percentuais maiores. É o caso, por exemplo, de Espanha, com crescimento de 2,5%; México, com 2,6%; Nigéria, com 3,2%; China, com 5,2%; e Índia, com 6,1%.

Isso pode ser observado na tabela abaixo, divulgada pelo FMI em julho de 2023:

Image
Captura de tela feita em 4 de agosto de 2023 de tabela divulgada pelo FMI em julho de 2023 ( .)

O que o Brasil lidera, na verdade, é o ranking das economias que tiveram suas projeções revisadas no último mês de julho em relação aos números sugeridos em abril de 2023.

A diferença aparece no quadro “Panorama das projeções de Perspectivas da economia mundial” do relatório de julho de 2023.

Image
Captura de tela feita em 4 de agosto de 2023 de tabela divulgada pelo FMI em julho de 2023 ( .)

Esse dado foi ressaltado, inclusive, em veículos de comunicação (1, 2, 3) e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin em suas redes sociais.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco