Vídeo não mostra gritos de “Lula ladrão” na ONU; o áudio foi alterado e o evento era da UNE
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 21 de julho de 2023 às 15:15
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Hino e cantado na ONU. Lula ladrão seu lugar e na prisão”, diz o texto sobreposto a um vídeo que circula no Facebook, no Instagram, no Kwai e no TikTok. Na sequência, o presidente Lula é apresentado durante um evento e, em seguida, é possível ouvir gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.
Contudo, o áudio da gravação foi adulterado e Lula não estava em um evento da ONU.
Como é possível ler na tarja visível na parte inferior do vídeo viral, o mandatário estava participando de um congresso da UNE, organização que reúne estudantes de todo o país.
Por meio de uma busca por palavras-chave, o AFP Checamos localizou a transmissão do evento, ocorrido no último dia 13 de julho.
Na transmissão, os gritos com xingamentos não são ouvidos. Na verdade, Lula é ovacionado pelo público após ser apresentado.
Também não foram encontradas notícias que indiquem que o presidente tenha sido hostilizado durante o congresso.
Áudio sobreposto
Na sequência viral encontrada no TikTok é possível ver que os gritos de “Lula ladrão” não fazem parte da gravação original ao clicar no áudio da publicação.
Como já explicado pelo AFP Checamos, o TikTok permite que os usuários modifiquem o áudio de gravações, realizando a sobreposição com outros sons.
O arquivo de áudio fica sinalizado na parte inferior do vídeo e pode ser acessado por outros usuários. Nessa página foi possível ver que os mesmos gritos de “Lula ladrão” já foram usados em mais de 4.800 vídeos na plataforma.
O mesmo som também foi utilizado em outro conteúdo verificado pelo AFP Checamos.