Esta briga entre vendedor e fiscais não ocorreu na Bahia e nem sob governo Lula

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 19 de maio de 2023 às 23:18
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Vídeo que mostra uma confusão entre fiscais e um vendedor de frutas não ocorreu na Bahia e nem durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diferentemente do que alegam usuários nas redes sociais. A sequência foi visualizada mais de 160 mil vezes desde o último dia 10 de maio, no entanto, ela foi tirada do contexto verdadeiro. A sequência mostra uma briga ocorrida na cidade de Curvelo, Minas Gerais, em setembro de 2022 — cerca de três meses antes de Lula tomar posse.

“Chegou a vez da Bahia pagar a conta faz o L nós avisamos”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Instagram, no Facebook, no TikTok e no Kwai.

O vídeo viral mostra uma briga entre feirantes e pessoas que vestem uniformes com o nome “Departamento de Fiscalização”. Há uma pessoa sendo imobilizada e caixas espalhadas no chão. Em gravação sobreposta ao vídeo, um homem diz que a sequência foi gravada na Bahia, onde “Lula teve 67% dos votos”, e culpa seu governo por tratar a população com violência.

Image
Captura de tela feita em 19 de maio de 2023 de uma publicação no Instagram ( .)


No entanto, uma busca reversa por capturas de tela da sequência usando a ferramenta InVid-WeVerify* indicou um outro contexto.

O vídeo foi publicado originalmente por uma conta no Kwai em 5 de setembro de 2022, cerca de três meses antes de Lula tomar posse em seu terceiro mandato.

A legenda da sequência indica que ela foi gravada na cidade de Curvelo, em Minas Gerais: “#curveloMG vergonha de organização e descaso com o trabalhador. Se preparem pq as eleições estão chegando não questionem seus votos depois”.

Em determinado momento da gravação, vê-se, ao fundo, uma barraca de comida com o nome “Festa em Casa Curvelo”:

Image
Captura de tela feita em 19 de maio de 2023 de uma publicação no Kwai de setembro de 2022 ( .)

Uma busca nas redes sociais por esse nome levou à página do estabelecimento no Instagram. Nela, há um link para o serviço de entregas de comida Ifood, que contém o endereço da barraca, confirmando que, de fato, fica na cidade de Curvelo.

Em mensagem enviada ao AFP Checamos em 17 de maio de 2023, o proprietário da barraca confirmou que a confusão ocorreu em Minas Gerais, em setembro de 2022.

O Checamos entrou em contato com a Prefeitura e com a Secretaria da Fazenda de Curvelo para apurar mais detalhes sobre o ocorrido, mas até a publicação desta checagem não havia recebido resposta.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Referências: 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco