Gritos de “não vai ter picanha” foram inseridos em vídeo de Lula chegando em Portugal em 2023

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 27 de abril de 2023 às 15:25
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É montagem um vídeo que parece mostrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo recebido em viagem oficial a Portugal em abril de 2023 sob gritos de “não vai ter picanha”. A sequência, que soma mais de 200 mil visualizações desde o último dia 22 de abril, teve o áudio adulterado para incluir as críticas ao mandatário. Nas imagens originais, ouve-se apenas a turbina do avião e o som dos disparos de câmeras fotográficas. O áudio viral foi retirado, na verdade, de um protesto ocorrido em novembro de 2022, durante uma outra visita de Lula a Portugal.

“Replay inesquecível: Recepção ao Molusco em Portugal… A galera gritou: - Não vai ter Picanha...Ora, ora... Pois, pois... O certo era terem gritado pro Lula: - Vai ter Bacalhau”, diz a legenda de publicações compartilhadas no Twitter, no Facebook, no Kwai e no TikTok.

As palavras de ordem fazem referência a uma promessa eleitoral de Lula, que dizia durante a campanha à Presidência que devolveria o poder aquisitivo aos brasileiros para que pudessem voltar a comer picanha.

Image
Captura de tela feita em 25 de abril de 2023 de uma publicação no Twitter

O conteúdo passou a circular em meio à viagem do mandatário brasileiro a Portugal, entre 21 e 25 de abril de 2023. Durante a visita, Lula chegou a ser alvo de protestos, mas o vídeo viralizado não mostra um desses momentos.

Uma busca reversa pela sequência compartilhada nas redes usando a ferramenta InVID-WeVerify* permitiu encontrar o mesmo vídeo publicado pelo perfil do Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal no Twitter, em 21 de abril de 2023.

Nessa gravação não ouve-se os gritos destacados nas publicações, mas o barulho da turbina do avião e o som dos disparos de câmeras fotográficas.

O perfil da Presidência da República brasileira também divulgou, sob outro ângulo, dois outros registros (1, 2) da chegada do presidente ao país europeu em abril de 2023. Em nenhuma das gravações ouve-se protestos durante o desembarque de Lula.

Os gritos de “não vai ter picanha” são, na verdade, anteriores a essa visita de Lula. Uma busca por palavras-chave identificou o mesmo áudio em reportagens sobre um protesto contra o petista em 18 de novembro de 2022, durante outra visita que fez ao país.

Na ocasião, manifestantes se reuniram em frente ao Palácio de Belém, residência oficial do presidente de Portugal.

O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica e Aos Fatos.

*Depois que a extensão InVid estiver instalada no navegador Chrome, clique com o botão direito do mouse na imagem e o menu suspenso se oferece para iniciar uma pesquisa em vários navegadores.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco