Vídeo mostra erupção do Monte Sinabung na Indonésia em 2018, não do Monte Merapi em 2023

  • Este artigo tem mais de um ano.
  • Publicado em 6 de abril de 2023 às 23:25
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Indonésia, AFP Brasil
Um vídeo compartilhado nas redes após a erupção do Monte Merapi, na Indonésia, em 11 de março de 2023, não retrata esse episódio. Com mais de 40 mil visualizações, a gravação mostra a erupção do Monte Sinabung em 2018, disse à AFP o chefe do posto de monitoramento do vulcão. Comparações com imagens do Google Street View permitem confirmar a localização.

“A impressionante erupção do vulcão Merapi na Indonésia!!!”, dizem publicações compartilhadas dias depois da erupção desse vulcão no Twitter, no Facebook, no TikTok e no YouTube.

Conteúdo similar circula em inglês em várias partes do mundo, como Cingapura, Índia, Austrália, Nigéria e Estados Unidos, e também em indonésio, espanhol, malaio, francês e holandês.

Image
Captura de tela feita em 6 de abril de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

O vídeo foi publicado horas após o Monte Merapi, na ilha de Java, na Indonésia, ter entrado em erupção em 11 de março de 2023, expelindo cinzas que cobriram as aldeias próximas.

Mas a cena retrata outro local, em outra data.

Erupção do Monte Sinabung

Uma busca reversa por trechos do vídeo usando a ferramenta de verificação InVID-WeVerify levou a uma gravação mais extensa da mesma sequência.

Publicado em 2018 por Sutopo Purwo Nugroho, falecido porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres da Indonésia, o vídeo foi associado ao Monte Sinabung, um vulcão ativo na ilha indonésia de Sumatra.

“A enorme erupção do Monte Sinabung”, tuitou ele em indonésio. “A altura da coluna atingiu 5 km junto com fluxos piroclásticos atingindo 4,9 km”, disse.

“Sons estrondosos. Essa foi a primeira vez que uma erupção foi acompanhada por sons estrondosos desde 2014-2018. Não há vítimas. Todos os residentes na zona vermelha foram evacuados há muito tempo”, concluiu em seu comentário, feito em 19 de fevereiro de 2018.

A AFP noticiou a erupção do Monte Sinabung na mesma data.

Armen Putra, chefe do posto de monitoramento do monte, que fica sob a guarda do Centro Indonésio de Vulcanologia e Mitigação de Riscos de Desastres Geológicos, confirmou à AFP que o vídeo mostra “a erupção do Sinabung em 2018”.

Em 19 de fevereiro de 2018, Putra também postou dois vídeos da erupção do Monte Sinabung em sua conta no Facebook.

Os registros, feitos de ângulos diferentes, mostram uma coluna de fumaça que corresponde ao vídeo compartilhado nas redes.

Veja abaixo uma comparação entre uma publicação viral (canto superior esquerdo), o vídeo autêntico publicado por Sutopo (canto superior direito) e um dos vídeos da erupção do Sinabung postados por Putra (abaixo).

Image
Comparação entre capturas de tela do vídeo viral (canto superior esquerdo), do vídeo autêntico publicado por Sutopo (canto superior direito) e um dos vídeos da erupção do Monte Sinabung postados por Putra (abaixo) ( .)

Em 29 de março de 2023, Putra disse à AFP que, com base nas características físicas do terreno, o vídeo compartilhado nas redes foi feito em uma rua do distrito de Naman Teran, a cerca de seis quilômetros do cume de Sinabung.

Imagens do Google Street View correspondem diretamente aos pontos de referência vistos no vídeo.

Image
Comparação entre uma captura de tela do vídeo viral (E) e imagens do Google Street View ( .)

A Indonésia, que fica em um cinturão de alta atividade vulcânica e sísmica conhecida como “Anel de Fogo”, tem cerca de 130 vulcões ativos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco