Vídeo de máquinas de garimpo ilegal explodindo foi feito em 2022, e não no governo Lula em 2023

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 7 de fevereiro de 2023 às 20:23
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma gravação que mostra a destruição de equipamentos usados em atividades de garimpo ilegal não tem relação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve início em 1º de janeiro de 2023. O registro da explosão foi compartilhado mais de 8,3 mil vezes nas redes sociais desde, pelo menos, o último dia 5 de fevereiro, como se mostrasse a nova postura do governo federal frente ao garimpo ilegal. Mas o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmou ao AFP Checamos que a gravação é de uma operação feita em fevereiro de 2022 no Pará.

“Assistam o que o governo Lula faz com máquinas de garimpeiros ilegais de Boa Vista, Rondônia”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter. O conteúdo circula também no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 6 de fevereiro de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

As publicações circulam após terem sido revelados, em janeiro de 2023, casos de desnutrição grave no povo indígena Yanomami. Lula fez uma visita a Roraima em 21 de janeiro e, desde então, o governo federal tem denunciado a gestão anterior do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela situação.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou a abertura de uma investigação para averiguar se houve “genocídio” contra os Yanomami. A atuação de garimpeiros ilegais tem sido apontada como uma das principais causas da crise que ameaça a população indígena.

Em 1º de fevereiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) começou a se mobilizar para uma operação que tem como objetivo defender as terras dos Yanomami do garimpo ilegal.

A gravação viral, porém, não tem relação com essa operação.

Localização incorreta

As publicações fornecem uma informação incorreta a respeito do local onde as imagens supostamente teriam sido gravadas, já que a cidade de Boa Vista é a capital do estado de Roraima, e não de Rondônia.

Não há nenhum município chamado “Boa Vista” em Rondônia registrado na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A capital Boa Vista tem sido um dos principais pontos de atendimento à população Yanomami. A Terra Indígena Yanomami, em solo brasileiro, estende-se pelos estados de Roraima e do Amazonas.

Vídeo de 2022

Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo usando a ferramenta InVid WeVerify* levou a uma versão mais longa da gravação publicada pelo perfil “@fiscaldoibama” no Twitter em 15 de fevereiro de 2022, quando o Brasil ainda era governado por Jair Bolsonaro.

Em 5 de fevereiro de 2023, o mesmo perfil compartilhou uma das publicações que associam o vídeo ao governo de Lula destacando que a sequência era do ano anterior e que a localização estava incorreta.

A mesma busca reversa no Google também levou a uma versão mais longa do vídeo publicada em 14 de fevereiro de 2022 no Facebook pela página “Brasil pela legalização do garimpo”. A publicação é acompanhada pela seguinte legenda: “Hoje a cidade de jacaréacanga e região mamaanã estão vivendo um pesadelo depois de anos de atividade garimpeira o povo se encontram aflitos. Helicópteros e avião sobrevoando a cidade . SENHOR PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, COMO ESSE POVO VAI SOBREVIVER”.

Uma pesquisa pelas palavras-chave no Google “Jacareacanga máquinas garimpo ilegal”, filtrando por vídeos, levou a um artigo publicado no site “O Estado.net” em 15 de fevereiro de 2022 a respeito de uma operação da Polícia Federal (PF) e do Ibama que destruiu maquinário usado em garimpos ilegais em Jacareacanga, no Pará.

Uma reportagem com imagens semelhantes sobre uma operação da PF junto ao Ibama na região citada foi ao ar em 20 de fevereiro daquele ano no programa “Fantástico”, da TV Globo. A matéria informava sobre uma operação da PF contra o garimpo ilegal em Jacareacanga, que estava causando poluição no rio Tapajós.

Por e-mail, o Ibama confirmou ao AFP Checamos que as imagens virais foram gravadas em fevereiro de 2022 “em operação de combate ao garimpo ilegal na bacia do rio Tapajós, municípios de Itaituba e Jacareacanga, no Pará”.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco