Vídeo de tsunami na Indonésia em 2018 circula atrelado ao terremoto na Turquia em 2023

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 7 de fevereiro de 2023 às 20:25
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O vídeo de um tsunami que atinge uma região costeira não mostra uma das consequências do terremoto registrado na Turquia em 6 de fevereiro de 2023. Usuários compartilharam mais de 12 mil vezes a gravação nas redes sociais junto à alegação de que ela mostraria um tsunami que “atingiu a costa da Turquia alguns minutos” após o evento sísmico. Mas a gravação foi feita em 2018, na Indonésia.

“Um tsunami atingiu a costa da Turquia alguns minutos após o 3º terremoto”, diz um dos conteúdos compartilhados no Facebook, no Twitter, no Instagram, no TikTok , no Kwai e no YouTube.

A alegação circula também em inglês.

Image
Captura de tela feita em 7 de fevereiro de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

O conteúdo circula após um terremoto de magnitude 7,8 ter atingido a Turquia e a Síria na madrugada de 6 de fevereiro. Até 7 de janeiro, o número de mortos causados pelo evento sísmico e por seus tremores secundários já passava de 5 mil.

Após o evento, a Itália emitiu e posteriormente revogou um alerta para um potencial tsunami na costa italiana.

A gravação viral, porém, não tem relação com esses eventos.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo usando a ferramenta InVid WeVerify* no Yandex levou a diversas publicações de 2018 que continham trechos do mesmo vídeo (1, 2, 3). Todos citavam a cidade de Palu, na Indonésia.

Um dos resultados obtidos continha um trecho de uma reportagem da BBC com o mesmo trecho viralizado.

Uma pesquisa pelas palavras-chave “bbc news palu indonesia tsunami” localizou outra reportagem da emissora britânica, publicada em 29 de setembro de 2018 no YouTube, que também continha a gravação viral:

Em 28 de setembro de 2018, a cidade de Palu, situada na ilha de Célebes, foi atingida por um tsunami após um terremoto de 7,5 graus de magnitude na região, como reportado pela AFP à época.

Imagens salvas no Google Street View em agosto de 2018 permitem identificar o lugar exato onde o registro foi feito, no alto de um estacionamento de um centro comercial. No final do vídeo viralizado pode-se observar a destruição na mesquita Baiturrahman.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos relacionados ao terremoto na Turquia em 2023.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco