Foto de multidão na posse de Lula não foi feita no mesmo horário que o vídeo usado na comparação
- Este artigo tem mais de dois anos.
- Publicado em 3 de janeiro de 2023 às 21:23
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Realidade versus Photoshop! Um governo que mente até na foto”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter, no Facebook, no Instagram e no TikTok.
O conteúdo circula no contexto da posse de Lula na capital federal, que reuniu centenas de milhares de pessoas.
O vídeo e a foto são compartilhados lado a lado nas publicações virais para sugerir que a foto foi manipulada, inclusive com a inscrição “fake” (“falso”, em inglês). Mas isso não é verdade.
Uma busca reversa pela foto levou a uma publicação da Mídia Ninja em sua conta no Twitter, que creditou o registro ao fotógrafo Eduardo Moura.
Em seu stories no Instagram, publicações que ficam disponíveis por até 24 horas, Moura forneceu o acesso para o original da foto no site de compartilhamento de arquivos WeTransfer. A partir deste arquivo, o AFP Checamos conseguiu extrair os metadados da imagem usando a ferramenta InVid-WeVerify.
Os dados mostram que a fotografia foi feita em 1° de janeiro de 2023, às 10h21:
Algumas publicações sugerem que a foto é antiga. Entretanto, ao fundo da imagem é possível observar o palco montado especialmente para a posse presidencial e fotografado pela AFP.
Usuários também alegaram que a foto não foi feita no dia da posse porque os prédios dos ministérios deveriam exibir uma propaganda institucional colocada pelo governo de Jair Bolsonaro nos últimos dias de 2022.
Mas a publicidade foi retirada antes do início da cerimônia. Em fotos feitas pela AFP em 1° de janeiro é possível verificar que elas não aparecem (1, 2).
O vídeo viral
O AFP Checamos fez também uma busca reversa por fragmentos do vídeo que é usado na comparação com a foto, mas não conseguiu encontrar a fonte original.
Entretanto, em uma filmagem transmitida pela CNN às 8h36 do dia 1° de janeiro - portanto, cerca de duas horas antes da foto questionada nas redes - mostra um movimento de pessoas semelhante ao visto no vídeo viral:
Nas imagens, verificam-se elementos similares aos do registro compartilhado nas redes: os prédios dos ministérios à esquerda, pessoas caminhando com roupas vermelhas e estruturas brancas ao lado esquerdo.
O AFP Checamos verificou outros conteúdos relacionados à posse de Lula (1, 2, 3, 4).
Um conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
