Foto de multidão na posse de Lula não foi feita no mesmo horário que o vídeo usado na comparação

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 3 de janeiro de 2023 às 21:23
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não é falsa uma fotografia em que se vê um grande número de apoiadores vestidos de vermelho na Esplanada dos Ministérios em 1º de janeiro de 2023 para assistir à posse de Luiz Inácio Lula Silva (PT) à Presidência da República. Nesse mesmo dia, usuários visualizaram mais de 32 mil vezes publicações que comparam a imagem com um vídeo em que poucas pessoas transitam no mesmo local, sugerindo que o registro da maior aglomeração teria sido editado. Mas as imagens foram feitas em momentos diferentes do evento.

“Realidade versus Photoshop! Um governo que mente até na foto”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter, no Facebook, no Instagram e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 2 de janeiro de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

O conteúdo circula no contexto da posse de Lula na capital federal, que reuniu centenas de milhares de pessoas.

O vídeo e a foto são compartilhados lado a lado nas publicações virais para sugerir que a foto foi manipulada, inclusive com a inscrição “fake” (“falso”, em inglês). Mas isso não é verdade.

Uma busca reversa pela foto levou a uma publicação da Mídia Ninja em sua conta no Twitter, que creditou o registro ao fotógrafo Eduardo Moura.

Em seu stories no Instagram, publicações que ficam disponíveis por até 24 horas, Moura forneceu o acesso para o original da foto no site de compartilhamento de arquivos WeTransfer. A partir deste arquivo, o AFP Checamos conseguiu extrair os metadados da imagem usando a ferramenta InVid-WeVerify.

Os dados mostram que a fotografia foi feita em 1° de janeiro de 2023, às 10h21:

Image
Captura de tela feita em 2 de janeiro de 2022 na aba de metadados da ferramenta InVid-WeVerify ( .)

Algumas publicações sugerem que a foto é antiga. Entretanto, ao fundo da imagem é possível observar o palco montado especialmente para a posse presidencial e fotografado pela AFP.

Image
Captura de tela feita em 2 de janeiro de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)
Image
Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúnem na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para acompanhar sua posse para um terceiro mandato, em 1º de janeiro de 2023 (Douglas Magno/ AFP) ( AFP / DOUGLAS MAGNO)

 

 

Usuários também alegaram que a foto não foi feita no dia da posse porque os prédios dos ministérios deveriam exibir uma propaganda institucional colocada pelo governo de Jair Bolsonaro nos últimos dias de 2022.

Mas a publicidade foi retirada antes do início da cerimônia. Em fotos feitas pela AFP em 1° de janeiro é possível verificar que elas não aparecem (1, 2).

O vídeo viral

O AFP Checamos fez também uma busca reversa por fragmentos do vídeo que é usado na comparação com a foto, mas não conseguiu encontrar a fonte original.

Entretanto, em uma filmagem transmitida pela CNN às 8h36 do dia 1° de janeiro - portanto, cerca de duas horas antes da foto questionada nas redes - mostra um movimento de pessoas semelhante ao visto no vídeo viral:

Nas imagens, verificam-se elementos similares aos do registro compartilhado nas redes: os prédios dos ministérios à esquerda, pessoas caminhando com roupas vermelhas e estruturas brancas ao lado esquerdo.

O AFP Checamos verificou outros conteúdos relacionados à posse de Lula (1, 2, 3, 4).

Um conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco