Lula não subiu “rampa dos fundos” na posse; foto viral mostra chegada ao Congresso

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 2 de janeiro de 2023 às 21:58
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Durante a cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu tanto a rampa do Congresso Nacional quanto a do Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa presidencial. No entanto, publicações comparam o momento em que Lula se dirige ao Congresso com o momento em que Jair Bolsonaro (PL) subiu a rampa do Planalto em 2019, alegando que o atual mandatário teria usado uma “rampa dos fundos”. Mas, como é possível verificar pela transmissão ao vivo do evento, Lula e Bolsonaro seguiram o mesmo roteiro em suas posses.

“O LADRÃO NÃO SUBIU A RAMPA. ENTROU PELA RAMPA DOS FUNDOS ...COMO E NORMA DE UM LADRÃO", diz a legenda de uma publicação no Twitter, acompanhada de fotos das posses de Jair Bolsonaro, em 2019, e de Lula, em 2023. As imagens também circulam no Facebook e no Telegram.

Image
Captura de tela de uma publicação no Twitter ( .)

Mas, ao contrário do que alegam as publicações, Lula não subiu uma rampa “dos fundos”.

A primeira foto mostra Bolsonaro subindo a rampa do Palácio do Planalto durante a sua posse, já a segunda mostra Lula subindo a rampa do Congresso Nacional durante a cerimônia de posse de seu terceiro mandato, como é possível conferir usando a ferramenta Street View da Google. Ambos os locais fazem parte do itinerário oficial da posse presidencial.

Como é possível verificar aos 11 minutos da transmissão da posse feita pela TV BrasilGov, Bolsonaro também subiu a rampa do Congresso Nacional em 2019.

Assim como Bolsonaro, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial às 3 horas e 55 minutos da transmissão da cerimônia, também feita pela TV BrasilGov.

Os roteiros das posses de Lula e Bolsonaro estão disponíveis no site do Senado e foram os mesmos.

As duas cerimônias começaram com a sessão solene no Congresso Nacional, momento em que o presidente e vice-presidente eleitos fazem juramento de compromisso constitucional e assinam o termo de posse. Depois disso, eles se dirigem ao Palácio do Planalto, onde o mandatário recebe a faixa presidencial.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco