Imagem de 2021 de Manhattan coberta de neve circula ligada à tempestade Elliot em 2022

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

Circula nas redes sociais uma imagem aérea do distrito de Manhattan, em Nova York, coberto de neve. Publicações com dezenas de compartilhamentos relacionam a foto à tempestade de inverno Elliot, que atinge os Estados Unidos desde 23 de dezembro de 2022. No entanto, o registro é de 2021, quando foi publicado por uma empresa de viagens de helicóptero em suas redes sociais.

“O DIA DEPOIS DE AMANHÃ - a realidade. A imagem é da cidade de Nova York, submetida a recente tempestade atípica. Pois é, a vida copiando a arte… Só faltou o tsunami…”, diz a legenda de uma das publicações no Facebook (1, 2) e Instagram.

Captura de tela feita em 28 de dezembro de 2022 de uma publicação no Twitter ( .)

A imagem também circula com a mesma alegação em espanhol.

As publicações ligam a foto a uma tempestade de inverno de rara intensidade que atingiu os Estados Unidos em 23 de dezembro de 2022, causando o fechamento de estradas e aeroportos em grande parte do país na véspera de Natal.

A tempestade, batizada de Elliot, deixou dezenas de mortos até 28 de dezembro, com estados como Nova York, Oklahoma, Kentucky, Geórgia e Carolina do Norte declarando estado de emergência.

Foto de 2021

Uma busca reversa no Google e na ferramenta TinEye encontrou o registro mais antigo da fotografia de Manhattan coberta de neve em 2021.

A agência de viagens FlyNYON publicou a mesma imagem em seu perfil do Instagram em 1º de fevereiro de 2021. Em sua conta, a empresa, que se define como “a melhor experiência de helicóptero sem portas”, compartilha vistas aéreas de diferentes pontos de Nova York.

View this post on Instagram

A post shared by FlyNYON (@flynyon)

Publicações posteriores, como uma feita pela conta do Centro Meteorológico de Porto Rico no Facebook de 3 de março de 2021, compartilharam a fotografia dando crédito a FlyNYON.