O vídeo de um show de Nando Reis circula com o áudio adulterado simulando coro de “mito”

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Em um show realizado em Minas Gerais no dia 16 de julho de 2022, o cantor Nando Reis gritou “fora Bolsonaro” e foi respondido com vaias e aplausos do público. Dias depois, a cena passou a circular nas redes sociais, com mais 4 mil visualizações, como se o público, em coro, gritasse “mito”. Mas o áudio da gravação foi adulterado.

“Nando Reis (eu até gostava) tentou lacrar num show em Minas Gerais e se deu mal. Parabéns mineiros! Aqui temos cérebro.Quem não está ‘sacando nada’ é o músico que vive na bolha da desinformação. ‘Mito, mitoooo’”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter, Facebook, Kwai e TikTok.

Captura de tela feita em 23 de julho de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Uma pesquisa no Google pelos termos “Nando Reis fora Bolsonaro” levou a notícias (1, 2) sobre vaias recebidas pelo cantor após a sua manifestação política no palco. Esses veículos mostraram gravações - compartilhadas, inclusive, por Mario Frias, ex-secretário de Cultura e aliado do presidente Jair Bolsonaro - em que não se ouve o coro de “mito”.

Segundo a imprensa, a cena aconteceu no festival de música Prime Rock Brasil BH, realizado em Minas Gerais, em 16 de julho de 2022.

Uma busca no YouTube pelo nome do evento levou à transmissão ao vivo do show, na qual pode-se ver o momento em que os fãs do cantor reagem ao grito de “fora Bolsonaro” de Nando Reis, sem que haja um coro de “mito”:

Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.

Eleições 2022