Vídeo de traficantes entrando em igreja e pedindo para serem abençoados era peça de teatro
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 13 de julho de 2022 às 00:32
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“OLHA ISSO! Traficantes interromperam culto em uma Igreja Evangélica na favela que dominam para pedir ‘com todo o respeito’ e armados com fuzis, orações para combater a facção rival”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), Twitter e Instagram. O conteúdo também circula no YouTube, TikTok e Kwai.
Na gravação viral, um grupo de pessoas armadas e com capuzes que cobrem seus rostos entram em um culto evangélico. “Pastor, com todo respeito, estamos passando uma certa dificuldade, os caras estão querendo invadir a comunidade. Aí nós queríamos uma oração para o nosso chefe aqui”, diz um deles. O suposto “chefe do tráfico”, então, aproxima-se do líder religioso e é abençoado.
Algumas publicações (1, 2) alegavam que o caso teria ocorrido “na comunidade INPS, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio”.
Entretanto, uma busca pelos termos “traficantes + igreja” no Google levou a notícias sobre o vídeo (1, 2, 3), indicando que o ocorrido se tratava, na verdade, de uma peça de teatro realizada no Ministério Tempo de Avivar, uma igreja evangélica localizada no Morro do Borel, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro.
Segundo o jornal O Dia, o suposto caso teria sido denunciado por meio do disque-denúncia à 37ª Delegacia de Polícia, na Ilha do Governador, que instaurou um procedimento apuratório sobre o material.
Em um e-mail enviado ao Checamos em 7 de julho de 2022, a Polícia Civil do Rio de Janeiro assinalou que, segundo o Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), a informação de que o vídeo seria de um traficante sendo abençoado em uma igreja não procede. “Trata-se de uma encenação”, diz a nota.
A pastora Isa Cruz, uma das presidentes da igreja Tempo de Avivar, também informou ao Checamos que o vídeo retrata uma encenação.
Em 12 de julho de 2022, o Checamos também conversou com o pastor Alan Mendes, que preside a igreja juntamente com Isa Cruz e que, no registro viral, abençoa os supostos traficantes. Ele explicou que a encenação foi feita em 12 de junho de 2022, em comemoração ao Dia do Pastor.
Segundo Alan, a peça foi uma surpresa e nem ele nem Isa Cruz conheciam seu conteúdo antes que fosse encenada. Todas as pessoas do vídeo, disse, são integrantes da igreja.
“O intuito da peça era mostrar que nós, pastores, estamos preparados para qualquer tipo de pessoa que entra na igreja para receber uma oração. Independente se essa pessoa é famosa, ou é um morador de rua, ou é um traficante, (...) nós estamos ali preparados para falar de Jesus para eles. E no final [da peça] todos eles se rendem e aceitam Jesus”, explicou o líder religioso ao Checamos.
Verificação semelhante foi feita pelo Fato ou Fake e pelo UOL Confere.