Vídeo de tornado na República Tcheca em 2021 circula como se tivesse sido gravado no sul do Brasil

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Uma gravação que mostra ventos fortes balançando diversas árvores e objetos a partir de uma janela foi compartilhada mais de 200 vezes nas redes sociais desde 17 de maio de 2022. A filmagem começou a circular associada à chegada do ciclone Yakecan ao sul do Brasil e em meio à onda de frio no país. Segundo os usuários, o vídeo teria sido gravado durante a passagem do ciclone por Chuí, no Rio Grande do Sul. Mas isso é falso: a gravação foi feita em 2021 na República Tcheca, após a passagem de um tornado. 

“Agora em Chuí no Rio Grande do Sul! Fúria da Natureza!!!”, diz uma das postagens publicadas no Twitter. O vídeo também circulou no Facebook, no TikTok e no YouTube.

Captura de tela feita em 18 de maio de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Em 17 de maio de 2022, um ciclone subtropical batizado de Yakecan atingiu a costa do Uruguai. O fenômeno, que posteriormente teve sua classificação alterada de ciclone para tempestade, também atingiu o Brasil na mesma data (1, 2).

O vídeo difundido nas redes não corresponde, contudo, à chegada do ciclone no sul do Brasil. 

Uma busca reversa pelas imagens usando a ferramenta InVID We Verify* e o buscador Yandex trouxe como resultado uma publicação no Instagram feita por um meio de comunicação da Holanda em 25 de junho de 2021 com trechos da mesma gravação. A legenda, em tradução livre, diz: “Pode até ser um dos tornados mais pesados da Europa em anos. #Tornado #SulMoravia #Devastação”.

Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave, em inglês, “tornado Europa junho 2021” trouxe como resultados notícias de 25 de junho de 2021 a respeito de um tornado que impactou a República Tcheca.

Uma nova busca pelos termos em inglês “tornado” e “República Tcheca”, filtrando por vídeos, localizou a mesma gravação publicada pelo jornal britânico The Guardian em 26 de junho de 2021. A matéria, intitulada “Homem captura momento em que tornado atinge sua casa na República Tcheca", informava que a gravação foi feita na cidade de Hodonín, dois dias antes da publicação da reportagem. O vídeo publicado pelo veículo credita as imagens a “Facebook / Juwa”.

Usando a ferramenta de busca para o Facebook Whopostedwhat, o Checamos conseguiu chegar à publicação feita pelo usuário “Juwa” em 24 de junho de 2021. Esse foi o registro mais antigo da sequência viral localizado pela AFP.

Em junho de 2021, ao menos cinco pessoas morreram após a passagem de um tornado pela República Tcheca. O fenômeno atingiu várias localidades, incluindo Hodonin, como reportado pela AFP à época.

Um bombeiro descansa na manhã de 25 de junho de 2021 na Morávia do Sul, região da República Tcheca, após a passagem de um tornado ( AFP / Michal Cizek)

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.