CEO da Tesla, Elon Musk em uma palestra durante evento em Hawthorne, Califórnia, em 14 de Março de 2019 (Frederic J. Brown / AFP)

Cartaz com rosto de Musk e a frase “Defenda os bilionários” não é um anúncio real

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Uma foto de um suposto cartaz com o rosto de Elon Musk, no qual se lê a frase “defenda os bilionários”, foi compartilhada centenas de vezes nas redes sociais desde junho de 2021 . Mas o anúncio não é real. Trata-se de uma arte digital do designer Martin Sprouse, que publicou a imagem no Instagram um mês antes do conteúdo se espalhar pelo Twitter.

“Certeza que quem mandou fazer esse outdoor é um carinha de 29 anos, incel, que acha que ganha bem”, diz uma das postagens compartilhadas no Twitter (1, 2, 3), Facebook (1, 2) e no Instagram.

O conteúdo também foi compartilhado em inglês no Facebook (1, 2) e no Twitter.

 
Captura de tela feita em 17 de Junho de 2021 de uma publicação no Twitter

A imagem começou a ser amplamente compartilhada nas redes sociais após a publicação no início do mês de junho de uma reportagem investigativa da corporação de jornalismo sem fins lucrativos ProPublica, que revelou que diversos dos norte-americanos mais ricos não pagaram imposto de renda em alguns anos, incluindo o CEO da Tesla, Elon Musk, e o atual CEO da Amazon, Jeff Bezos.

A reportagem foi publicada em um contexto no qual o governo norte-americano discute novas propostas para lidar com a evasão fiscal de indivíduos abastados e de empresas.

Alguns usuários nas redes sociais, porém, não se deixaram enganar pela imagem e reconheceram que se tratava da criação do designer californiano Sprouse. No Brasil, usuários também apontaram que o conteúdo é falso em um post no Twitter, que recebeu um pouco mais de 100 curtidas.

A AFP checou que o trabalho artístico original foi postado no perfil oficial do Instagram de Sprouse, “3chordpolitics”, em 18 de maio de 2021, cerca de três semanas antes da imagem começar a ser compartilhada nas redes sociais por outros usuários, segundo uma pesquisa realizada na ferramenta de monitoramento de redes CrowdTangle.

Uma criação similar usando uma foto de Bezos foi publicada por Sprouse em 11 de junho de 2021.

Em uma entrevista datada de 2020 no YouTube, o artista explicou que cria este tipo de imagem principalmente como uma forma de se expressar, “e, talvez, acho que as pessoas descobrem isso por si mesmas, elas veem aquela representação gráfica e isso confirma o que elas mesmas estão sentindo também, ou ficam irritadas com aquilo… ou então, elas sentem conforto e solidariedade, o que eu acredito que seja uma grande parte destas imagens”.

“Você cria uma imagem dizendo ‘F***** a polícia’ não apenas para irritar a polícia, mas para trazer conforto a pessoas que tenham essa mesma sensação”, disse Sprouse durante a entrevista. 

Até o momento da publicação deste artigo, Sprouse não havia respondido ao pedido da AFP por um comentário.