A bandeira brasileira foi projetada em uma montanha suíça em apoio no combate à COVID-19
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 5 de maio de 2020 às 18:20
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Com o título “Suíça projeta bandeira do Brasil em montanha e deseja força ao país”, o artigo, compartilhado mais de 109 mil vezes no Facebook, de acordo com a ferramenta CrowdTangle, diz que “a Suíça projetou a bandeira brasileira em uma de suas montanhas mais altas em solidariedade à luta dos brasileiros contra a pandemia da COVID-19”.
Além do Facebook (1, 2, 3) a imagem e a notícia também se espalharam em outras redes sociais, como Instagram (1, 2, 3) e Twitter (1, 2, 3).
Apesar de muitos usuários terem feito comentários nas diferentes publicações agradecendo a iniciativa de projetar a bandeira brasileira, outros demonstraram desconfiança e duvidaram da veracidade da informação, fazendo comentários como: “Pra quem entende de Photoshop rsrsrs [sic]” e “Fake”.
A informação e as fotografias, contudo, são reais.
Uma busca no Google pelos termos “Zermatt Matterhorn Brazil flag” (“Zermatt Matterhorn Brasil bandeira”, em tradução para o português) levou ao site da cidade suíça de Zermatt, onde, na página inicial, há a aba “Light is hope” (“Luz é esperança”), uma iniciativa de projeções de diferentes bandeiras na montanha Matterhorn.
Segundo explicado no site, foram projetadas mais de 80 imagens na montanha Matterhorn durante todas as noites entre os dias 24 de março e 26 de abril de 2020 com palavras como “esperança”, “solidariedade”, “obrigado”, além de bandeiras de vários países e brasões.
O responsável por esta ação com luzes foi o artista Gerry Hofstetter, que já transformou edifícios, monumentos, paisagens e montanhas em objetos artísticos temporários.
Ainda de acordo com a explicação do portal, “o objetivo da campanha era dar às pessoas em todo o mundo um sinal de esperança em tempos de crise do coronavírus, mostrar solidariedade com as pessoas afetadas e expressar gratidão aos que estão ajudando a vencer essa crise. Cada imagem foi acompanhada por uma mensagem que explicava o significado de um determinado tema e a razão da sua escolha”.
No caso do Brasil, a bandeira do país foi projetada na montanha em 21 de abril, no Brasil, dia 22 na Suíça devido ao fuso horário, acompanhada da seguinte mensagem: “Entre os países da América do Sul, o Brasil é o mais afetado pelo coronavírus. Com a projeção da sua bandeira queremos transmitir esperança e força para sobreviver à crise”.
A página da representação suíça no Brasil no Facebook publicou no mesmo 21 de abril que naquele dia, das 21h às 23h (horário de Brasília), a montanha Matterhorn seria iluminada com a bandeira brasileira.
No dia seguinte, 22, postou as fotos juntamente com a seguinte legenda: “Ontem, Zermatt Matterhorn ficou iluminado com a bandeira do Brasil em solidariedade ao povo brasileiro, que como nós, foi afetado pelo Covid-19. Esperamos que esse gesto ajude o Brasil ganhar força para superar esse momento”.
Desde que foi detectado na cidade chinesa de Wuhan em dezembro de 2019, o novo coronavírus já deixou mais de 250 mil mortos e 3,6 milhões de infectados em todo o mundo. No Brasil, até 5 de maio, havia mais de 7,3 mil mortes confirmadas e 107 mil casos de contágio.
Em resumo, é verdade que a montanha Matterhorn na Suíça, foi iluminada com a bandeira brasileira em abril deste ano. Trata-se, segundo o site da localidade de Zermatt, de uma iniciativa que projetou palavras, bandeiras, brasões e outras imagens para demonstrar solidariedade e dar esperança às nações neste tempo de crise.