Veículo atingido por ovos em São Miguel do Iguaçu em 2018 era ônibus de linha, segundo a PRF
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 20 de maio de 2021 às 21:37
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O POVO RECEPCIONANDO O LULA!” e “A Caravana da Vergonha pelo Sul do país produziu cenas inimagináveis. Nesta, a visão da Revolta dos Ovos vista de um ângulo novo: de dentro dos ônibus recheados de petistas adoradores de Lula”, são as legendas de algumas publicações compartilhadas no Facebook (1, 2).
Os vídeos mostram manifestantes jogando ovos contra o ônibus pelo lado de fora a partir de ângulos diferentes e a reação de pessoas que estavam dentro do veículo.
Além do Facebook, as sequências também circularam no YouTube, no Instagram (1, 2) e no Twitter (1, 2). Nas publicações, os usuários dizem que o protesto ocorreu em São Miguel do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, ou a dez quilômetros de Francisco Beltrão, todas elas cidades localizadas no Paraná.
Ônibus da caravana de Lula?
Em 19 de março de 2018, o ex-presidente Lula deu início a uma caravana pela região sul do Brasil.
Uma comparação entre os vídeos viralizados permite identificar que tanto as sequências gravadas pelo lado de fora quanto pelo o de dentro mostram a mesma ação de manifestantes jogando ovos contra um ônibus, mas visto de ângulos diferentes.
Nesta gravação específica o narrador afirma: “Olha lá, descobriram e ‘tão’ metendo ovo no ônibus, o ônibus ‘tá’ parado, é o ônibus do PT mesmo. [...] A Polícia Rodoviária Federal chega lá pra tentar acalmar os manifestantes nesse momento, mas eles estão acabando com o ônibus, metendo ovo, um trator ‘trancou’ a BR-277”.
Uma busca no Google pelas palavras-chave “Paraná + ovo + ônibus + BR-277” levou a um artigo publicado no site do Partido dos Trabalhadores intitulado: “Fascistas ‘se confundem’ e atacam ônibus de linha no Paraná”.
O Checamos entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná, que confirmou que o ônibus em questão não fazia parte da caravana: “Era um ônibus de linha regular (Rio de Janeiro - Foz do Iguaçu)”.
E ainda indicou que, por este caso, “foi registrado Boletim de Ocorrência Policial e encaminhado para a Polícia Civil, que registrou crime de dano”.
Localização do registro
Com uma pesquisa no Google Maps pela localização do vídeo, levando em conta a fala do narrador sobre a BR-277, a equipe do Checamos encontrou o ponto onde as gravações foram feitas: a cidade de São Miguel do Iguaçu.
Nas comparações vistas a seguir, há uma série de elementos identificados nos vídeos feitos de dentro e de fora do ônibus que confirmam o local.
Durante a viagem em março de 2018 foram reportadas agressões com ovos e pedras à caravana de Lula, como foi noticiado por meios de comunicação. Na cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, manifestantes também jogaram ovos contra o palanque em que o líder do PT fazia um discurso.
Um dos ônibus da caravana chegou a ser atingido por tiros quando passava entre as cidades de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras, no Paraná, mas ninguém ficou ferido.