Uma citação sobre censura atribuída a Voltaire não é de autoria do filósofo francês
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de junho de 2021 às 19:45
- 2 minutos de leitura
- Por Claire SAVAGE, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
A frase foi atribuída a Voltaire (1694-1778) em publicações compartilhadas mais de 9 mil vezes no Facebook (1, 2, 3), Instagram (1, 2, 3) e Twitter, assim como em versões em inglês e espanhol.
No Brasil, o conteúdo é frequentemente acompanhado por uma foto da sede do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de censura após mandar prender em flagrante um deputado federal que publicou um vídeo com ataques a seus ministros em fevereiro de 2021.
Captura de tela feita em 2 de junho de 2021 de uma publicação no Facebook
Segundo a Enciclopédia Britânica, as obras de Voltaire sobre tirania e fanatismo continuam a gozar de reputação mundial e considera-se que ajudaram a criar os sistemas políticos e sociais da atualidade.
No entanto, a citação viralizada não é do filósofo francês, segundo o diretor da Fundação Voltaire para Estudos do Iluminismo, um departamento de pesquisa da Universidade de Oxford centrado no autor.
“Outra fala que recentemente ganhou grande circulação na web é esta: ‘Para saber quem te controla, simplesmente descubra quem você não pode criticar”, escreveu Nicholas Cronk, professor de literatura francesa e diretor da fundação da Universidade de Oxford, na Inglaterra, em um artigo publicado no blog acadêmico da instituição.
“Agora regularmente atribuído a Voltaire, este ditado parece ter surgido de algo escrito em 1993 por Kevin Alfred Strom, um neonazista norte-americano que nega o Holocausto, um homem que obviamente não exala a perspicácia e irionia voltariana”, acrescentou Cronk no artigo, que enumera algumas “frases engenhosas que [Voltaire] nunca disse”.
A equipe de checagem da AFP tampouco encontrou qualquer registro dessa frase em suas obras publicadas.
Em 2015, o político australiano Cory Bernardi também atribuiu essa citação a Voltaire, como reportado pelos veículos The Guardian e BBC. Na época, o Buzzfeed rastreou a origem da fala, identificando como fonte um ensaio de 1993 de Kevin Alfred Strom intitulado: “All America Must Know the Terror That is Upon Us”, (Toda a América deve saber o terror que se aproxima de nós, em tradução livre).
No texto, Strom escreveu: “Para determinar os verdadeiros governantes de qualquer sociedade, tudo que você deve fazer é perguntar a si mesmo: a quem não posso criticar?”.
Em uma publicação em um blog em 2009, Strom reconheceu a autoria da citação que tem sido adaptada ao longo dos anos e atribuída incorretamente a Voltaire.
A organização Southern Poverty Law Center, que monitora extremistas nos Estados Unidos, identifica Strom como um “neonazista”.