A protagonista de um vídeo de balé acrobático dança com seu marido e tem 39 anos, não 73

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

O vídeo de uma apresentação que mistura acrobacia e balé foi compartilhado mais de 158,8 mil vezes nas redes sociais desde 2 de julho de 2019 com a afirmação de que se trata de uma avó de 73 anos que está dançando com seu neto. Mas isto é falso: a mulher tem 39 anos e estava se apresentando com seu marido em um programa de televisão no ano passado.

“A dançarina é uma profissional de 73 anos. O seu parceiro de dança é o próprio neto, filho de sua filha. Inacreditável!!! Magnífico!!!!!” e “Essa bailarina dança ballet e tem só 73 aninhos. Esse parceiro que está dançando com ela, é ninguém menos do que o seu próprio neto - filho da sua filha. Inacreditável! Tudo é possível! Que espetáculo!”, são algumas das legendas do vídeo, compartilhado no Facebook (1, 2, 3) milhares de vezes desde julho de 2019.

Há postagens que se limitam a publicar a apresentação, como esta de 3 de julho de 2019, mas que depois foram compartilhadas com a afirmação de que os bailarinos são uma avó e seu neto.

O vídeo também circulou no Twitter (1, 2) em 2019 e no Instagram (1, 2) este ano.

Captura de tela feita em 8 de outubro de 2020 de uma publicação no Instagram

A publicação foi igualmente compartilhada com afirmações semelhantes em chinês simplificado e espanhol (1).

A equipe de checagem da AFP identificou o logotipo do canal de televisão chinês Hunan TV, que pode ser visto na parte superior esquerda das imagens. Do lado direito aparece o logo da plataforma chinesa Xigua Video. Abaixo, à direita, pode-se ler “World’s Got Talent”, escrito em inglês.

No início do vídeo viralizado aparece uma tarja com os nomes “Wu Zhengdan” e “Wei Baohua”, escritos em chinês simplificado, de acordo com a tradução da equipe de verificação da AFP em Hong Kong.

A seguir, há uma captura de tela do vídeo, com os nomes mencionados em destaque:

Captura de tela do vídeo com os nomes dos bailarinos destacados

Uma busca pelos nomes dos bailarinos por meio dos caracteres mencionados em chinês levou a esta conta verificada de Wu Zhengdan, uma acrobata chinesa, na rede social Weibo. Segundo o perfil, Wu nasceu em 7 de janeiro de 1981, data assinalada com uma marcação em vermelho na captura de tela abaixo:

Captura de tela da conta no Weibo de Wu Zhengdan com sua data de nascimento destacada em vermelho

Uma nova pesquisa por palavras-chave com os nomes dos bailarinos escritos em alfabeto latino levou aos vídeos publicados na página do Weibo e no YouTube com versões mais longas da apresentação (1, 2).

Na página do Weibo da Hunan TV anteriormente linkada, vê-se os minutos anteriores à apresentação. A partir dos 3 minutos e 45 segundos, uma das juízas apresenta em chinês mandarim Wu Zhengdan e Wei Baohua, sobre os quais indica: “são marido e mulher”, segundo jornalistas da AFP que falam chinês.

Além disso, em um dos vídeos encontrados no YouTube, aos 6 minutos e 30 segundos, o apresentador leva ao palco um menino que aponta como filho do casal, Wei Duanyang, e que foi comprovado pela equipe de checagem da AFP.

Em resumo, é falso que os protagonistas do vídeo viralizado sejam uma avó dançando com o seu neto, ou que a mulher tenha 73 anos. Na verdade, vê-se um casal de acrobatas chineses se apresentando em um programa televisivo de talentos.

 
AFP Hong Kong
Tradução e adaptação
 
Natalia Sanguino
AFP Brasil