A menina que dorme sobre desenho não é de orfanato no Iraque, mas prima de fotógrafa iraniana
- Este artigo tem mais de cinco anos.
- Publicado em 20 de outubro de 2020 às 16:11
- 2 minutos de leitura
- Por Ange KASONGO, AFP Indonésia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
“No Iraque, uma menina fez um desenho da sua mãe no chão do seu orfanato. Com muito cuidado, tirou os sapatos, sentou-se no peito do desenho da sua mãe e adormeceu. Eu não sei como usar a linguagem humana para interpretar uma imagem de tal magnitude como esta”, dizem publicações no Facebook (1, 2, 3) e Twitter.
Algumas versões das postagens detalham, ainda, que a mãe da menina teria morrido durante a “guerra do Iraque” e que a criança havia tirado o sapato antes de deitar sobre o desenho em sinal de respeito, “tal como a cultura oriental manda fazer, ao entrar num lugar santo”.
A imagem, com alegações semelhantes, também circula em espanhol, inglês, francês, indonésio e árabe.
Prima de uma artista
Uma busca reversa pela fotografia no Google levou a uma publicação feita no Twitter em 2017, na qual um usuário afirma que a imagem foi feita pela artista iraniana Bahareh Bisheh que teria tirado a foto “de sua prima depois que ela dormiu na calçada do lado de fora de sua casa”.
Uma pesquisa pelo nome da fotógrafa no Google levou a sua conta no Instagram, que tem como foto de perfil a imagem viralizada. Em sua biografia, afirma que é uma artista visual, ilustradora e fotógrafa.
Também disponibiliza o link de sua conta no Flickr, onde publicou a foto compartilhada nas redes com o título “I Have a Mother…” (Tenho uma mãe…), em 15 de julho de 2012. Na página, detalha que a foto foi feita por “Bahareh Bisheh do Irã”.
Respondendo a um comentário de um usuário na rede social, Bisheh conta: “Esta menina é minha prima que dormiu na calçada em frente à minha casa. Brincou um pouco e simplesmente se deitou para descansar e adormeceu”.
Em seguida, relata como capturou o momento e desmente as alegações das publicações viralizadas: “Usei uma cadeira para levantar e tirar essa foto. Não há nenhum orfanato envolvido, nem uma história trágica por trás disso. Aproveitei essa oportunidade para ser criativa. É um estilo de fotografia”.
Em suas contas no Flickr e Instagram podem ser vistas fotografias com estilo semelhante (1, 2, 3), também protagonizadas por uma menina. Em algumas, a roupa e os sapatos utilizados pela criança são os mesmos da imagem compartilhada nas redes.
No YouTube, a artista compartilhou suas obras de arte, inclusive a viralizada.
Em resumo, a fotografia compartilhada nas redes não mostra uma menina de um orfanato iraquiano que desenhou sua mãe e dormiu sobre a ilustração. A imagem é da prima de uma fotógrafa iraniana que faz este tipo de propostas visuais.
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
