Nem Barra Mansa, nem Cuiabá, nem Rio de Janeiro: avenida da foto com decoração natalina fica em Barcelona

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Com a proximidade do Natal, a foto de uma rua amplamente decorada para as festas de final de ano começou a circular nas redes sociais como se tivesse sido tirada em diversas cidades brasileiras. Barra Mansa, Cuiabá, Caxias, São Miguel do Guaporé e Rio de Janeiro: todas foram citadas como possíveis responsáveis pela iluminação. A imagem mostra, no entanto, uma avenida localizada em Barcelona, na Espanha.

“Parabéns pela linda decoração de Natal”, escreveu um usuário, compartilhando a imagem com a localização de Cuiabá, no Mato Grosso do Sul. “Muito lindo, parabéns e já adiantando um feliz natal e próspero ano novo”, comentou outra usuária, em postagem, garantindo que a foto foi feita em São Miguel do Guaporé, Rondônia.

Barra Mansa (RJ), Caxias (MA) e Rio de Janeiro também foram mencionadas como possíveis localizações da imagem. Muitos usuários questionaram a veracidade destas alegações, mas forneceram informações conflitantes sobre a verdadeira identificação da foto. “Isso é em Paris amigo!”, escreveu um. “Até minha mãe fico [sic] iludida, essa é minha cidade Londres”, afirmou outra.

A foto também foi compartilhada em espanhol associada à Argentina, ou à Colômbia.

Afinal, onde fica esta avenida natalina?

Ao observar a imagem, é possível identificar veículos amarelos e pretos, cores características dos táxis de Barcelona. O ônibus de cor vermelha também é típico das linhas regulares da cidade espanhola, como confirmam fotos da AFP de ambos os meios de transporte.

Comparação entre a imagem viralizada (esquerda) com duas imagens da AFP que mostram um táxi de Barcelona (acima à direita) e um ônibus de linha da cidade (abaixo à direita)

Além disso, o fotógrafo da AFP Josep Lago tirou uma série de fotos das luzes de Natal de Barcelona. Em uma delas, feita em 29 de novembro deste ano, é possível identificar os mesmos padrões de decoração vistos na imagem viralizada, como as colunas de luz amarela com borboletas azuis na ponta.

À equipe de checagem da AFP, o fotógrafo confirmou que tirou a foto em questão no Paseo de Gracia (Passeio da Graça), uma das principais ruas de Barcelona.

O Paseo de Gracia, em Barcelona, em 29 de novembro de 2019

Um artigo do jornal El País, também de 29 de novembro, mostra uma decoração semelhante à da imagem viralizada, especificando que se trata do Paseo de Gracia de Barcelona.

Em uma publicação em espanhol no Facebook, o usuário @galarino é citado como fonte da imagem. De fato, um usuário do Instagram com este nome publicou a foto viralizada em 1º de dezembro, afirmando nos comentários que o registro havia sido feito no “Passeig de Gràcia” (Paseo de Gracia, em catalão).

Em resumo, a foto viralizada de uma avenida decorada para o Natal foi tirada em Barcelona, na Espanha, e não em uma das múltiplas cidades brasileiras citadas nas redes sociais.

AFP Brasil