Não, Trump não deu um tapa na cara de um político comunista mexicano
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de novembro de 2018 às 20:21
- Atualizado em 21 de novembro de 2018 às 15:24
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Um governador comunista de uma cidade do México tentou fazer gracinha com Donald Trump, levou um tapa na cara bem dado e ficou com ele. O mal tem que ser combatido assim, sem piedade. Parabéns, Presidente Donald Trump”, diz a descrição de um vídeo assistido mais de 6 milhões de vezes no Facebook. Uma usuária comenta: “Que falta de respeito com o presidente! Um governador se comportar assim? Pense na moral do Trump!”.
No entanto, as imagens são apresentadas fora de seu contexto original e deturpam a recepção da informação. Na verdade, o vídeo foi feito na Torre Trump em Nova York no dia 28 de março de 2007, 10 anos antes de Trump assumir a presidência dos Estados Unidos.
Antes de ocupar a Casa Branca, Trump, do Partido Republicano, foi uma figura muito conhecida na indústria da luta livre. As cenas mostradas no vídeo não passam de uma montagem para patrocinar o evento “Batalha dos Milionários”, prática de marketing comum no ramo.
O tapa dramatizado não foi em nenhum "governador comunista" mexicano, mas em Vince McMahon, um conhecido promotor de lutas. O fato de o mesmo ser fisicamente semelhante a Miguel Ángel Mancera, do Partido da Revolução Democrática (PRD), ex prefeito da Cidade do México e atualmente senador, pode ter facilitado o mal-entendido.
Portanto, as imagens não mostram uma agressão por parte de Trump por ter sido alvo de deboche. Quem levou o tapa encenado não foi um governador mexicano e o episódio ocorreu uma década antes de o político conservador eleger-se presidente.
Esta não foi a única vez que Trump e McMahon fingiram se agredir. Em diversas ocasiões os mesmos simularam brigas (1) (2) e desentendimentos para promover eventos do conhecido evento americano de luta livre, “Wrestlemania”.