Não, homens que aparecem nesta foto com Jair Bolsonaro não são os acusados de envolvimento no assassinato de Marielle Franco
- Este artigo tem mais de seis anos.
- Publicado em 13 de março de 2019 às 20:48
- Atualizado em 19 de março de 2019 às 19:53
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Uma postagem no Facebook compartilhada mais de 1.100 vezes desde que foi publicada, no dia 12 de março, além de ter viralizado no Twitter (1, 2 e 3), afirma que o homem que aparece nesta fotografia abaixo e à esquerda é Élcio Queiroz, um ex-policial militar expulso da corporação em 2016, apontado como o homem que dirigia o carro de onde saíram os tiros que mataram a vereadora pelo PSOL Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes.
Outras publicações em português e espanhol apontam que na foto também aparece Ronnie Lessa, que teria sido o autor dos 13 disparos efetuados contra o carro da vereadora.
A equipe de checagem da AFP no Brasil verificou a informação e constatou que o homem apontado como Élcio Queiroz é, na realidade, Wladimir Garcia de Menezes, vice-presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP).
E o homem abaixo e à direita na imagem é Rogério Praxedes Marcolino, 1º sargento da Polícia Militar e representante da zona oeste da APMDFESP. Uma de suas funções na associação é “dar suporte ao PM que sofreu acidente, ou a perda de um pai, mãe, filhos”.
A fotografia original foi tirada em abril de 2017 durante uma cerimônia de formatura do curso superior tecnólogo em polícia ostensiva e preservação da ordem pública, onde o então deputado federal, hoje presidente, Jair Bolsonaro estava presente.
No site da APMDFESP é possível encontrar a imagem que viralizou nas redes sociais com o crédito dos presentes na foto.
Em 12 de março passado, Lessa e Queiroz foram detidos e denunciados por homicídio qualificado.
Apesar da fotografia viralizada não ser falsa, a alegação da presença de Élcio Queiroz e de Ronnie Lessa em sua descrição não é correta, levando o leitor a uma conclusão equivocada a respeito dos fatos.
EDIÇÃO 19/03/19: Este artigo foi atualizado com a inserção das informações sobre Rogério Praxedes Marcolino.
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
