Não há previsão para retorno de "A Semana do Presidente" no SBT, apesar de projeto em 2020

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Publicações compartilhadas mais de 80 mil vezes em redes sociais desde o início de 2020 asseguram que a emissora de TV SBT voltará a exibir o programa “A Semana do Presidente”, criado durante o regime militar brasileiro para divulgar as atividades do chefe de Estado. No entanto, desde que as postagens começaram a circular, a atração não foi transmitida pelo canal. À AFP, o SBT informou que houve a intenção de retomar o programa em 2020, mas que o projeto não foi aprovado e que, agora, não há previsão de volta.

“Por ordem de Silvio Santos o SBT voltará a exibir ‘A Semana do Presidente’, programa de grande sucesso durante o regime militar. O dono do SBT diz que é necessário destacar o trabalho do governo Jair Bolsonaro. Gostou?”, diz o texto amplamente compartilhado no Facebook (1, 2, 3) e Instagram (1, 2).

Criado durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), o programa exibia os eventos dos quais o presidente havia participado nos dias anteriores, se consolidando como uma ferramenta de propaganda politica.

O SBT confirmou ao Checamos que a atração começou a ser transmitida na emissora em 1981, governo do general Figueiredo, e parou de ser exibida em 1998, quando o país era governado por Fernando Henrique Cardoso

Captura de tela feita em 24 de fevereiro de 2021 de uma publicação no Facebook

Jair Bolsonaro concedeu ao SBT sua primeira entrevista após tomar posse, em 1º de janeiro de 2019, e foi ao canal promover a reforma da Previdência, quando o texto estava em discussão no Congresso.

A alegação de que a emissora, fundada por Silvio Santos, voltaria a exibir “A Semana do Presidente” começou a circular em fevereiro de 2020. Na época, a informação foi publicada por colunistas de entretenimento de diversos veículos (1, 2).

Desde então, no entanto, o programa não foi incluído na grade de programação do SBT.

Em fevereiro de 2021, o conteúdo voltou a ser amplamente compartilhado nas redes (1, 2, 3). Contactada pela AFP no dia 25 deste mês, a assessoria de imprensa do SBT informou que, no momento, “não existe previsão para o retorno do Programa ‘A Semana Do Presidente’ na grade de programação” da emissora.

A assessoria reconheceu, contudo, que houve a produção de um piloto - programa produzido para fins de avaliação editorial - em fevereiro de 2020, mas que o projeto não foi aprovado.

“Mas de lá para cá não se falou mais nisso. E pilotos aqui a gente faz de vários programas, uns são aprovados, outros não, é normal”, disse a representante da emissora.

AFP Brasil