
Não há previsão para retorno de "A Semana do Presidente" no SBT, apesar de projeto em 2020
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 26 de fevereiro de 2021 às 20:31
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Por ordem de Silvio Santos o SBT voltará a exibir ‘A Semana do Presidente’, programa de grande sucesso durante o regime militar. O dono do SBT diz que é necessário destacar o trabalho do governo Jair Bolsonaro. Gostou?”, diz o texto amplamente compartilhado no Facebook (1, 2, 3) e Instagram (1, 2).
Criado durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), o programa exibia os eventos dos quais o presidente havia participado nos dias anteriores, se consolidando como uma ferramenta de propaganda politica.
O SBT confirmou ao Checamos que a atração começou a ser transmitida na emissora em 1981, governo do general Figueiredo, e parou de ser exibida em 1998, quando o país era governado por Fernando Henrique Cardoso

Jair Bolsonaro concedeu ao SBT sua primeira entrevista após tomar posse, em 1º de janeiro de 2019, e foi ao canal promover a reforma da Previdência, quando o texto estava em discussão no Congresso.
A alegação de que a emissora, fundada por Silvio Santos, voltaria a exibir “A Semana do Presidente” começou a circular em fevereiro de 2020. Na época, a informação foi publicada por colunistas de entretenimento de diversos veículos (1, 2).
Desde então, no entanto, o programa não foi incluído na grade de programação do SBT.
Em fevereiro de 2021, o conteúdo voltou a ser amplamente compartilhado nas redes (1, 2, 3). Contactada pela AFP no dia 25 deste mês, a assessoria de imprensa do SBT informou que, no momento, “não existe previsão para o retorno do Programa ‘A Semana Do Presidente’ na grade de programação” da emissora.
A assessoria reconheceu, contudo, que houve a produção de um piloto - programa produzido para fins de avaliação editorial - em fevereiro de 2020, mas que o projeto não foi aprovado.
“Mas de lá para cá não se falou mais nisso. E pilotos aqui a gente faz de vários programas, uns são aprovados, outros não, é normal”, disse a representante da emissora.