Não, estas fotos não são da “França de Macron”
Supostas imagens das manifestações dos "Coletes Amarelos" que ocorrem desde o dia 17 de novembro de 2018 em diversas cidades da França circulam na internet. Algumas delas são falsas.

No Brasil, uma publicação no Facebook mostra quatro fotos com uma descrição que diz: “A França de Macron…”, possivelmente em alusão às imagens de violência nos protestos que ocorrem nesse país. Usuários comentam: “Para os idiotas que só assistem à Rede Globo, olha aí!”, ou “Coloca mais refugiado lá. Trump tinha razão”.
No entanto, somente uma das fotos está em seu contexto original.
A foto de um homem sangrando e segurando uma criança horrorizada em meio a um confronto entre forças de ordem e civis, na verdade foi tirada em 16 de setembro de 2015 pelo fotógrafo Karnok Csaba, a serviço da agência Reuters. Tratam-se de dois imigrantes na fronteira entre a Sérvia e Hungria, em Roszke. Um vídeo da ocasião confirma sua data e contexto originais.
Outra foto mostra homens sem camisa atirando objetos, em meio a uma multidão, no que se entende ser um enfrentamento. Originalmente, a foto foi tirada no dia 11 de junho de 2016, no contexto do jogo entre Inglaterra e Rússia, em Marselha, no sul da França, durante a Eurocopa 2016. Ela mostra hooligans, torcedores ingleses violentos, em uma batalha campal, fotografados por Daniel Dal Zennaro para a agência MaxPPP. Na época, o presidente francês era o socialista François Hollande (2012 - 2017). Outras fotos da mesma ocasião confirmam sua procedência. O episódio ocorreu exatamente na altura do Hotel Alizé, na região portuária da cidade.

A terceira foto, apresentada erroneamente, mostra uma cortina de fumaça nos arredores da Torre Eiffel. Na realidade, a imagem, registrada por uma testemunha ocular, mostra um incêndio em 21 de agosto de 2013 no bairro do emblemático monumento parisiense.


Finalmente, uma das quatro fotos é verdadeira. Tirada no dia 24 de novembro de 2018 em Paris, ela realmente retrata uma cena dos protestos dos ‘Coletes Amarelos’ na Champs Elysées. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Gonzalo Fuentes, a serviço da agência Reuters.
Portanto, ainda que confrontações violentas tenham ocorrido entre manifestantes e forças policiais nas últimas semanas na França, três das quatro fotos apresentadas nesta publicação que viralizou nas redes sociais do Brasil não têm qualquer relação com a onda de protestos que recentemente arrebatou a França.
Iniciados há 3 semanas, os protestos dos “Coletes Amarelos” (assim conhecido pois os manifestantes utilizam o colete do kit de emergência obrigatório para motoristas na França) em um primeiro momento enfocaram-se contra o aumento dos impostos de combustíveis, mas se ampliaram a queixas sobre o custo de vida em geral. Até o momento, 4 pessoas morreram e centenas resultaram feridas, uma dezena delas gravemente, durante as jornadas de manifestação nas cidades continentais e nos territórios ultramarinos franceses.
A equipe de checagem da AFP na França confirmou e desmentiu (1) versões sobre os Coletes Amarelos nas últimas semanas.