Não, essa foto não mostra uma teia de aranha congelada
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 25 de fevereiro de 2019 às 20:35
- Atualizado em 25 de fevereiro de 2019 às 21:34
- 2 minutos de leitura
- Por Rachel YAN, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Teia de aranha congelada”, diz a descrição da imagem, compartilhada nas redes sociais do Brasil pelo menos desde 7 de fevereiro de 2016, e que tem sido repetidamente disseminada até hoje.
Uma busca feita pela AFP levou a esta fotografia publicada por Sami Uskela no Flickr, em 20 de fevereiro de 2011.
Na imagem original é possível ver claramente que a suposta teia de aranha é, na realidade, de uma escultura de gelo feita de maneira independente, com uma aranha entalhada na parte de baixo.
A fotografia tem sido largamente compartilhada no Facebook, inclusive em outros idiomas, levando usuários do Flickr a perguntar a Uskela se a foto era sua. “Sim, eu tirei essa foto. Obrigada por avisar”, escreveu nos comentários.
Outras buscas ligaram a fotografia de Uskela a uma foto diferente da mesma escultura de gelo publicada na conta no Flickr do zoológico de Helsinque, capital finlandesa, em 13 de fevereiro de 2011.
O zoológico de Helsinque confirmou que a conta no Flickr pertencia a eles e que a imagem mostrava uma escultura de gelo, não uma teia aranha real.
“O link para a nossa conta no Flickr estava correto e a teia congelada é de uma competição de esculturas de gelo realizada no zoológico”, disse à AFP Taru Vuori, diretor de informações do zoológico, onde teve lugar o evento no dia 11 de fevereiro de 2011.
“Sei que essa foto, e algumas similares, têm vida própria. Com as fotos editadas algumas postagens nas redes sociais fazem parecer que realmente é uma teia de aranha congelada”, acrescentou Vuori.
De acordo com a descrição da imagem no Flickr, feita pela fotógrafa Maarit Hohteri, a escultura, chamada “Dedicação derradeira” (“Ultimate Dedication”), foi criada por Timo Koivisto e Michael Kaloki durante a competição “Art Meets Ice”, em 2011. Nesta imagem é possível ver Timo Koivisto e Michael Kaloki em frente à sua escultura.
Ainda que o objeto fotografado tenha existido, não se trata de uma teia de aranha congelada, como sugerem publicações na internet, mas de uma escultura produzida artificialmente por artistas na Finlândia.