Não, essa foto não mostra uma teia de aranha congelada

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Uma imagem compartilhada mais de 5.000 vezes nas redes sociais supostamente mostra uma teia de aranha congelada. Na verdade, trata-se de uma fotografia de uma escultura de gelo em uma exibição de arte em Helsinque, na Finlândia, em 2011.

“Teia de aranha congelada”, diz a descrição da imagem, compartilhada nas redes sociais do Brasil pelo menos desde 7 de fevereiro de 2016, e que tem sido repetidamente disseminada até hoje.

Uma busca feita pela AFP levou a esta fotografia publicada por Sami Uskela no Flickr, em 20 de fevereiro de 2011.

Captura de tela feita em 25 de fevereiro de 2019 de uma publicação no Facebook com a fotografia de uma suposta teia de aranha congelada

Na imagem original é possível ver claramente que a suposta teia de aranha é, na realidade, de uma escultura de gelo feita de maneira independente, com uma aranha entalhada na parte de baixo.

A fotografia tem sido largamente compartilhada no Facebook, inclusive em outros idiomas, levando usuários do Flickr a perguntar a Uskela se a foto era sua. “Sim, eu tirei essa foto. Obrigada por avisar”, escreveu nos comentários.

Outras buscas ligaram a fotografia de Uskela a uma foto diferente da mesma escultura de gelo publicada na conta no Flickr do zoológico de Helsinque, capital finlandesa, em 13 de fevereiro de 2011.

O zoológico de Helsinque confirmou que a conta no Flickr pertencia a eles e que a imagem mostrava uma escultura de gelo, não uma teia aranha real.

“O link para a nossa conta no Flickr estava correto e a teia congelada é de uma competição de esculturas de gelo realizada no zoológico”, disse à AFP Taru Vuori, diretor de informações do zoológico, onde teve lugar o evento no dia 11 de fevereiro de 2011.

“Sei que essa foto, e algumas similares, têm vida própria. Com as fotos editadas algumas postagens nas redes sociais fazem parecer que realmente é uma teia de aranha congelada”, acrescentou Vuori.

De acordo com a descrição da imagem no Flickr, feita pela fotógrafa Maarit Hohteri, a escultura, chamada “Dedicação derradeira” (“Ultimate Dedication”), foi criada por Timo Koivisto e Michael Kaloki durante a competição “Art Meets Ice”, em 2011. Nesta imagem é possível ver Timo Koivisto e Michael Kaloki em frente à sua escultura.

Ainda que o objeto fotografado tenha existido, não se trata de uma teia de aranha congelada, como sugerem publicações na internet, mas de uma escultura produzida artificialmente por artistas na Finlândia.