Não, a deputada Maria do Rosário não perdeu dentadura em votação na CCJ
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 6 de maio de 2019 às 15:48
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Seria cômica se não fosse nojenta a cena que aconteceu na última terça-feira durante votação para aprovação da constitucionalidade de texto da reforma da Previdência na CCJ. Durante o discurso, a dentadura da deputada Maria do Rosário (PT) caiu em dois momentos até ela guardá-la no bolso. A cena viralizou na internet e tem causado gargalhadas nos internautas”, diz a matéria, compartilhada mais de 14 mil vezes nas redes sociais.
O artigo sobre a eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul, elaborado inicialmente pelo site O Otarionista, cujo lema é “Fake news de verdade”, começou a ser replicado por outros veículos que reivindicam veracidade em suas informações.
A equipe de checagem da AFP no Brasil encontrou a fotografia original, sem a alteração na boca da deputada, no banco de imagens da Agência Brasil, tirada pelo fotógrafo Marcelo Camargo em 14 de setembro de 2016, quando a Comissão Geral da Câmara dos Deputados debatia a questão da violência contra as mulheres.
A sessão era presidida pela própria deputada do PT, que defendia mudanças na legislação com relação aos procedimentos policiais em casos de violência contra mulheres e meninas.
A matéria que diz que a deputada teria perdido a dentadura faz referência a uma votação ocorrida “na última terça-feira”, e como a sua publicação foi feita em 25 de abril de 2019, entende-se que o dia se refere a 23 de abril.
Nesta data realmente houve uma votação na CCJ a respeito da reforma da previdência, mas é possível ver que a roupa usada por Maria do Rosário é diferente da que aparece na foto viralizada.
A sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) à qual a postagem se refere foi a que aprovou a proposta de reforma da Previdência no âmbito constitucional, ou seja, analisando somente se ela fere ou não os princípio contidos na Constituição.
Em resumo, a fotografia inicialmente compartilhada como se Maria do Rosário não tivesse dentes foi alterada digitalmente, já que a original foi tirada por Marcelo Camargo, da Agência Brasil, e na qual é possível ver os dentes da deputada, e o texto da matéria viralizada também é falso, como foi possível observar nas imagens da votação na CCJ, em 23 de abril passado.