
Não, Bolsonaro não se deparou com a imagem de Lula em um museu em Dallas
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 21 de maio de 2019 às 16:04
- 2 minutos de leitura
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Em visita a museu nos Estados Unidos Bolsonaro se depara com homenagem a Lula”, diz uma das publicações, compartilhada mil vezes desde 18 de maio. Outra postagem, feita no mesmo dia e compartilhada mais de 1.500 vezes, é acompanhada pelo texto: “A cara de Bolsonaro tendo que ver o único presidente brasileiro respeitado nos EUA é impagável”. A mesma foto aparece em outras publicações no Facebook (1, 2) e no Twitter.
No entanto, a imagem é uma montagem. Na foto original, compartilhada na conta oficial do Palácio do Planalto no Flickr, é possível ver que Bolsonaro, ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, observa um vídeo em preto e branco legendado em inglês, e não uma foto de Lula.

“Presidente da República Jair Bolsonaro visita o The Sixth Floor Museum que apresenta a narrativa do assassinato do presidente John F. Kennedy”, diz a legenda da imagem publicada no 15 de maio no Flickr, creditada a Marcos Corrêa.
Em seu site, o museu visitado por Bolsonaro explica que suas exposições “exploram a vida, o assassinato e o legado de JFK no contexto da história e cultura da década de 1960”. Durante a passagem de Bolsonaro por Dallas, a única exposição temporária realizada no museu visava a demonstrar como a imagem de Kennedy foi retratada em capas de revistas ao longo das últimas cinco décadas.
Bolsonaro esteve em Dallas durante os dias 15 e 16 de maio para receber a homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos de "Personalidade do Ano". Originalmente, a honraria seria entregue em Nova York, mas Bolsonaro desistiu de ir à cidade depois que o Museu de História Natural dos Estados Unidos anunciou que não poderia sediar o evento e o prefeito Bill de Blasio se juntou a protestos contra o presidente brasileiro, descrevendo-o como “racista, homofóbico e destrutivo”.
Em resumo, a imagem viralizada nas redes sociais foi alterada digitalmente para incluir a imagem de Lula e, na foto original, Bolsonaro observava uma exposição em vídeo sobre o ex-presidente norte-americano John F. Kennedy.