Imagem do governador de São Paulo em Araçatuba foi tirada em 2019, antes de detecção do coronavírus
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 22 de abril de 2020 às 22:32
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Governador Doria em festa aqui em Araçatuba!!!! Assim é fácil mandar o povo fica em casa e vc em festa [sic]”, diz o texto que acompanha uma foto de Doria junto a outras seis pessoas em diversas publicações no Facebook (1, 2, 3, 4) e Twitter. Juntas, as postagens somam mais de 1.500 compartilhamentos desde o último dia 18 de abril.
Nos comentários, muitos usuários expressaram indignação com o fato de Doria parecer não estar seguindo as medidas defendidas por seu governo para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. “Sem máscara e sem afastamento, que blza [sic]. Isso a Globo não mostra”, comentou um. “Doria manda os paulistas ficarem em casa, pra ele ir pra festa mais tranquilo…”, escreveu outro.
A foto não foi feita, contudo, durante a pandemia do novo coronavírus, detectado inicialmente em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan..
Uma busca reversa* pela imagem realizada no mês de abril de 2020 mostra que ela foi publicada "há 5 meses" na página do Linkedin da empresa Colormaq, localizada no município paulista de Araçatuba.
“Tivemos a honra de receber a visita do Governador do Estado de São Paulo, João Doria. Durante o tour pela fábrica, apresentamos a ele a primeira linha de eletrodomésticos brasileira produzida com material ecológico!”, diz a legenda da publicação.
Uma pesquisa no Google pelos termos “Doria + Colormaq + fábrica” leva a um álbum de fotos desta visita publicado pelo Governo de São Paulo no Flickr. Na descrição é especificada a data do evento: 28 de novembro de 2019.
De fato, nesta data, Doria publicou imagem semelhante à viralizada em vídeo no Twitter e no Instagram. “Em Araçatuba, visitamos a fábrica da Colormaq, empresa brasileira que emprega 2000 colaboradores”, escreveu em ambas as publicações.
A visita também foi reportada por um veículo local em 28 de novembro do ano passado - um mês antes da detecção do novo coronavírus na China em dezembro.
Conscientizar a população
Procurada pela equipe de checagem da AFP, a assessoria do governo de São Paulo afirmou que “ao contrário do que foi publicado em redes sociais, o Governador João Doria não esteve em Araçatuba neste sábado (18)”. “A informação é mentirosa, leviana e menospreza os esforços do Governo de São Paulo em conscientizar a população para a importância do isolamento social”, acrescentou.
A alegação ganhou força no momento em que Doria defende publicamente a necessidade do isolamento social para combater o novo coronavírus e critica o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, contrário a um confinamento mais rígido.
Epicentro da doença no Brasil, o estado de São Paulo registrou, até o último dia 21 de abril, mais de 15 mil casos de COVID-19, dos quais 1.093 faleceram. No país, o número de óbitos até o dia 22 de abril era de 2.906, com mais de 45 mil casos confirmados.
Em resumo, é falso que a imagem viralizada mostre o governador de São Paulo, João Doria, em uma festa realizada em meio à pandemia do novo coronavírus. A foto foi tirada durante visita a uma fábrica em 28 de novembro de 2019, antes da detecção da doença.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.