Imagem do governador de São Paulo em Araçatuba foi tirada em 2019, antes de detecção do coronavírus

Uma foto em que o governador de São Paulo, João Doria, aparece ao lado de um grupo de pessoas foi compartilhada centenas de vezes em redes sociais como se tivesse sido tirada durante uma festa realizada em meio à pandemia do novo coronavírus. A imagem data, contudo, de novembro de 2019 - um mês antes da detecção da doença na China. 

“Governador Doria em festa aqui em Araçatuba!!!! Assim é fácil mandar o povo fica em casa e vc em festa [sic], diz o texto que acompanha uma foto de Doria junto a outras seis pessoas em diversas publicações no Facebook (1, 2, 3, 4) e Twitter. Juntas, as postagens somam mais de 1.500 compartilhamentos desde o último dia 18 de abril.

Nos comentários, muitos usuários expressaram indignação com o fato de Doria parecer não estar seguindo as medidas defendidas por seu governo para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. “Sem máscara e sem afastamento, que blza [sic]. Isso a Globo não mostra”, comentou um. “Doria manda os paulistas ficarem em casa, pra ele ir pra festa mais tranquilo…”, escreveu outro.

A foto não foi feita, contudo, durante a pandemia do novo coronavírus, detectado inicialmente em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan..

Uma busca reversa* pela imagem realizada no mês de abril de 2020 mostra que ela foi publicada "há 5 meses" na página do Linkedin da empresa Colormaq, localizada no município paulista de Araçatuba.

“Tivemos a honra de receber a visita do Governador do Estado de São Paulo, João Doria. Durante o tour pela fábrica, apresentamos a ele a primeira linha de eletrodomésticos brasileira produzida com material ecológico!”, diz a legenda da publicação. 

Comparação feita em 20 de abril de 2020 mostra foto publicada cinco meses atrás no Linkedin (esquerda) e mesma imagem publicada no Facebook (direita)

Uma pesquisa no Google pelos termos “Doria + Colormaq + fábrica” leva a um álbum de fotos desta visita publicado pelo Governo de São Paulo no Flickr. Na descrição é especificada a data do evento: 28 de novembro de 2019.

De fato, nesta data, Doria publicou imagem semelhante à viralizada em vídeo no Twitter e no Instagram. “Em Araçatuba, visitamos a fábrica da Colormaq, empresa brasileira que emprega 2000 colaboradores”, escreveu em ambas as publicações. 

A visita também foi reportada por um veículo local em 28 de novembro do ano passado - um mês antes da detecção do novo coronavírus na China em dezembro.

Conscientizar a população

Procurada pela equipe de checagem da AFP, a assessoria do governo de São Paulo afirmou que “ao contrário do que foi publicado em redes sociais, o Governador João Doria não esteve em Araçatuba neste sábado (18)”. “A informação é mentirosa, leviana e menospreza os esforços do Governo de São Paulo em conscientizar a população para a importância do isolamento social”, acrescentou.

A alegação ganhou força no momento em que Doria defende publicamente a necessidade do isolamento social para combater o novo coronavírus e critica o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, contrário a um confinamento mais rígido.

Epicentro da doença no Brasil, o estado de São Paulo registrou, até o último dia 21 de abril, mais de 15 mil casos de COVID-19, dos quais 1.093 faleceram. No país, o número de óbitos até o dia 22 de abril era de 2.906, com mais de 45 mil casos confirmados.

Em resumo, é falso que a imagem viralizada mostre o governador de São Paulo, João Doria, em uma festa realizada em meio à pandemia do novo coronavírus. A foto foi tirada durante visita a uma fábrica em 28 de novembro de 2019, antes da detecção da doença.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

AFP Brasil